Facebook
Busca
Notícias
Incêndio atinge prédio comercial na Zona Oeste de SP

Veja mais...

Primeiros Resultados da Nova Lei do PMOC

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

Cresce 50% número de mortes por meningite em Mato Grosso


Data: 28-08-2011

Segundo SES, 18 pessoas morreram vítimas de meningite neste ano.
Doença ocorre devido a uma inflamação nas meninges.

O número de casos de meningite cresceu este ano em Mato Grosso. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde, entre janeiro e agosto, 18 pessoas morreram em consequência da doença. No mesmo período de 2010 foram registradas 12 mortes, um aumento de 50%.

A inflamação na meninge acontece, principalmente, em períodos de frio, quando as pessoas ficam mais acomodadas em ambientes fechados, com pouca circulação de ar e maior circulação de bactérias. No Pronto-Socorro de Cuiabá, uma criança de apenas quatro anos está internada e o diagnóstico apontou que ela está com meningite.

Segundo a pediatra Sandra Monteiro, os sintomas são variáveis entre crianças e adultos. "Os sintomas variam um pouquinho de crianças maiores e adultos e crianças menores. As crianças maiores e os adultos podem ter febre, dor de cabeça e vômitos. Em exames a gente verifica uma rigidez de nuca como um sinal de irritação meníngea. No bebê e nos lactentes jovens, os sintomas são mais inespecíficos, com febre, pode ter vômitos, irritabilidade ou apatia extrema”, revelou a especialista.

A meningite é uma doença perigosa e pode matar uma pessoa em menos de 24 horas. Por conta disso, o diagnóstico precoce da doença é fundamental para o tratamento. “Se os pais identificam que a criança está diferente do habitual dela, muito sonolenta, chorosa ou irritada e com febre, deve procurar atendimento médico. Quando o tratamento é precoce, a resposta é sempre melho”, reforçou a pediatra.

Como a prevenção da doença é fundamental, a rede pública de saúde tem um trabalho voltado para isso. É o que explica a gerente de Vigilância Epidemiológica, Valéria Cristina da Silva. “A equipe de enfermagem e e da saúde da família trabalha muito com palestras de educação e saúde junto à comunidade para estar mantendo as crianças em locais abertos e arejados. Para evitar muitas doenças, inclusive, a meningite”, acentuou a gerente.

A vacina na rede pública é de graça para crianças de dois meses a dois anos de vida. A partir dessa idade só com prescrição médica.

Fonte: Do G1 MT


Para maiores informações Clique aqui

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266