Facebook
Busca
Notícias
Incêndio atinge prédio comercial na Zona Oeste de SP

Veja mais...

Primeiros Resultados da Nova Lei do PMOC

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

COMISSÃO FAZ DILIGÊNCIA E ANALISA AR-CONDICIONADO DO SHOPPING WEST PLAZA


Data: 10-10-2011



Notícias do Vereador Juscelino Gadelha

Para dar embasamento ao Projeto de Lei 350/2011, do vereador Juscelino Gadelha - que dispõe sobre a obrigatoriedade anual de limpeza de ar condicionado em Shoppings Centers, Hipermercados e Hospitais no município de São Paulo - integrantes da Comissão de Política Urbana Metropolitana e Meio Ambiente da Câmara Municipal estiveram no Shopping West Plaza para uma vistoria nos condições do ar condicionado. Eles estavam acompanhados por representantes do Ministério Público do Trabalho, da Subprefeitura da Lapa, da Coordenadoria em Vigilância em Saúde – Covisa e da procuradoria da Câmara. O resultado da diligencia deve sair em 10 dias.

Os vereadores Juscelino Gadelha, Paulo Frange e Toninho Paiva acompanharam a inspeção. Eles foram atendidos por Kleber Martinez, representante da Administradora e por Mauro Marques Micell, Superintendente do Shopping, que se colocaram a disposição para colaborar no que fosse preciso e disseram aos integrantes da comissão que estão dentro das normas estabelecidas. Ao saberem do teor do projeto do vereador, elogiaram o trabalho que busca garantir limpeza anual do ar condicionado, evitando principalmente danos à saúde da população devido à proliferação de vírus e fungos, além de alergias.

A equipe da Covisa, formada pelo Subgerente da Saúde do Trabalhador, Szymon Gartenkraut e pelo médico Antonio Thadeu Mathias, vistoriaram os filtros, os dutos e os locais onde o ar é retirado e jogado para dentro do shopping. Conforme os técnicos, aparentemente os filtros haviam sido trocados recentemente, mas nos dutos foi encontrada muita sujeira. “Segue o principio da precaução: se os filtros estão limpos mas os dutos estão sujos, é sinal de que a qualidade do ar não está boa”, disse Szymon, afirmando porém que é preciso esperar o resultado final do laudo.

Os técnicos também estiveram vistoriando o filtro do ar que vai para a praça de alimentação e constataram que ele estava bastante sujo. Outro local avaliado foi a torre de resfriamento de água. Conforme os técnicos, no local pode ser encontrado a Legionella pneumophila, uma bactéria associada com a contaminação do ar no interior de edifícios. A torre de resfriamento está distante 100 metros do local de captação de ar e, conforme os técnicos, se ficar a menos de 200 metros do local onde o ar externo é capturado, pode jogar a bactéria nos dutos de ar condicionado.

O objetivo do projeto do vereador Juscelino Gadelha é garantir segurança e conforto aos cidadãos que frequentam ou trabalham em estabelecimentos de uso público e coletivo no município, evitando a proliferação da chamada Síndrome do Edifício Doente (SED), que segundo o artigo 4º da Portaria nº 3.523 do Ministério da Saúde “consiste no surgimento de sintomas que são comuns à população em geral, mas que, numa situação temporal pode ser relacionado a um edifício em particular – onde o ar condicionado não esteja limpo, por exemplo”.

O vereador lembra que em seu artigo 5º, a portaria também determina que todos os sistemas de climatização devem estar em condições adequadas de limpeza, manutenção, operação e controle, visando à prevenção de riscos à saúde dos ocupantes. Entre as determinações estão manter limpas bandejas, serpentinas, umidificadores, ventiladores e dutos, de forma a evitar a difusão ou multiplicação de agentes nocivos à saúde humana e manter a boa qualidade do ar interno, entre outras coisas.

Na próxima semana, Juscelino e os integrantes da comissão - juntamente com técnicos da Covisa - estarão em diligência em outro shopping da cidade para analisar a situação do ar condicionado.


Para maiores informações Clique aqui

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266