Facebook
Busca
Notícias
Incêndio atinge prédio comercial na Zona Oeste de SP

Veja mais...

Primeiros Resultados da Nova Lei do PMOC

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

Carro de cor clara pode ser mais econômico, aponta pesquisa


Data: 26-10-2011



Foto: Crédito: Getty Images
Redação Galileu

Dá para poupar até 1,1% na sua conta de gasolinapor

Todo mundo sabe que usar branco em um dia quente de verão é mais fresco do que usar preto, mas a novidade é que esse mesmo princípio científico também serve para carros. Um estudo da Berkeley Lab Environmental Energy Technologies Division, na Califórnia (EUA), mostrou que a simples escolha da cor do carro pode significar uma economia de até 1,1% na sua conta de combustível.
Segundo a pesquisa, carros de cor mais clara refletem, em média, 60% da luz do sol, e absorvem menos calor. Com isso, o veículo exige menos do ar condicionado para manter o interior fresco. Os mais reflexivos são os brancos e os pratas.
Mas, para quem não gosta destas opções, a cor escura ainda não foi descartada. Aquelas que foram feitas com tinta solar reflexivas conseguem manter o interior mais frio do que as tradicionais cores escuras.



Comparação
Os pesquisadores usaram dois carros sedan, um prata e outro preto, que foram expostos ao sol. A temperatura registrada dentro do veículo prata ficou entre 5 º C e 6 ºC menor do que o carro preto.

Com isso, o carro prata precisou de 13% a menos da capacidade do ar condicionado para resfriar o ambiente em relação ao outro veículo.




Para maiores informações Clique aqui

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266