Facebook
Busca
Notícias
Incêndio atinge prédio comercial na Zona Oeste de SP

Veja mais...

Primeiros Resultados da Nova Lei do PMOC

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

O engenheiro punk da Apple quer revolucionar as residências


Data: 25-10-2011



Imagem: O termostato da Nest tem um único botão circular de controle, que lembra a click wheel dos primeiros iPod

Maurício Grego, de Exame.com

Tony Fadell, um dos criadores do iPod e ex-vice-presidente da Apple, apresenta um controle de temperatura para residências tão elegante quanto um iPhone

São Paulo — Que graça pode haver num simples controlador de temperatura para residências? Tony Fadell, ex-vice-presidente da Apple e um dos criadores do iPod, brinca com o caráter singelo do seu mais novo produto. No blog da Nest, empresa que fundou no ano passado, ele conta que as pessoas acham esquisito quando ele diz que sua empresa faz termostatos. Não parece algo condizente com alguém que inventou o iPod.

Fadell argumenta que milhões de residências com ar-condicionado e sistemas de aquecimento possuem controles de temperatura que não são nem eficientes nem práticos. Muitas pessoas ficam mexendo no dispositivo com frequência para corrigir uma temperatura alta ou baixa demais. E há muito desperdício de energia, já que o sistema frequentemente permanece ligado mesmo quando não há ninguém na casa.

Ele diz que 10 milhões de termostatos são vendidos nos Estados Unidos a cada ano. Logo, há uma oportunidade aí. A resposta de Fadell e sua equipe é um dispositivo que aprende os hábitos do usuário. Numa interface de comando muito simples, no estilo de Steve Jobs, a pessoa indica a temperatura máxima e a mínima que deseja – de dia, à noite e quanto está ausente. O aparelho se encarrega do resto e sinaliza quando está economizando energia.

O termostato trabalha conectado à internet via Wi-Fi. É possível ajustá-lo à distância usando um smartphone, tablet ou computador também conectado à internet. O produto está em fase de pré-vendas. Vai custar 250 dólares. Seu aspecto circular, com um único botão giratório lembra a “click wheel”, a rodinha de controle dos primeiros iPod, o que não é surpresa, é claro.

O engenheiro punk

O engenheiro de origem libanesa Tony Fadell bateu à porta da Apple, em 2001, com um projeto nas mãos: ele queria fazer um player de música portátil. Fadell já tinha montado uma empresa para isso, a Fuse, mas tinha encontrado problemas para obter financiamento. Decidiu, então, oferecer o projeto a outra companhia.



Para maiores informações Clique aqui

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266