Facebook
Busca
Notícias
Incêndio atinge prédio comercial na Zona Oeste de SP

Veja mais...

Primeiros Resultados da Nova Lei do PMOC

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

Mongólia vai criar geleiras urbanas para enfrentar o verão


Data: 22-11-2011

O governo da Mongólia irá lançar um grande projeto de engenharia visando melhorar as condições climáticas de sua capital, Ulan Bator, durante o verão e para tanto, irá criar uma geleira urbana, que deverá refrescar as ruas da cidade.

Segundo o jornal britânico The Guardian, o governo quer criar um bloco de gelo gigante com a água de um rio nas proximidades da cidade. Para criar a "geleira", os geólogos irão aguardar que a água do rio congele naturalmente durante o inverno e depois, eles farão buracos no gelo com a ajuda de brocas muito resistentes até alcançar a água em estado líquido.

A água irá se sobrepor a camada de gelo já existente e também se congelará, formando uma nova camada. Esse processo será repetido diversas vezes até que o gelo atinja a espessura de 6 m.

Com o procedimento, o governo pretende reduzir os gastos com energia elétrica durante o verão - muito altos devido ao uso constante de aparelhos de ar condicionado - já que essa "geleira" deve demorar até derreter completamente. Além disso, a geleira urbana irá fornecer água potável para o consumo e também irrigação das plantações.

De acordo com o blog Wired Science da revista Wired, essa técnica é milenar e já foi muito utilizada na Coreia do Norte e também em plataformas de perfuração na Rússia. O projeto, que deverá beneficiar milhares de pessoas e diminuir o consumo elétrico, irá custar aproximadamente US$ 725 mil.




Para maiores informações Clique aqui

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266