Facebook
Busca
Notícias
Incêndio atinge prédio comercial na Zona Oeste de SP

Veja mais...

Primeiros Resultados da Nova Lei do PMOC

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

Vai fazer compras para o Natal? Tome cuidado com germes e bactérias


Data: 08-12-2011

Thamires Andrade

Do UOL Ciência e Saúde, em São Paulo

Ao sair para fazer compras neste Natal, lembre-se de lavar as mãos depois de experimentar algum produto. Objetos expostos em lojas, como celulares e outros gadgets, podem estar contaminados com micro-organismos causadores de doenças. Estudo publicado na revista Journal of Applied Microbiology analisou a superfície de quatro iPads de uma loja da Apple em Nova York e detectou a presença de estafilococos e do vírus causador da gripe, entre outros patógenos.

De acordo com o pesquisador Timothy Julian, coautor do estudo, dentre todos os vírus e bactérias encontrados na tela touch screen do gadget, cerca de 30% permaneciam nos dedos dos usuários ao longo do dia.

Mãos limpas

Para evitar esse tipo de contágio é preciso tomar alguns cuidados: "Ainda que não seja inverno, período em que é mais fácil pegar alguma infecção, é bom evitar problemas com o simples ato de lavar a mão", destaca Maria Beatriz Souza Dias, coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Sírio-Libanês.

Segundo Dias, as chances de se pegar uma doença apenas por tocar um objeto infectado é mínima. “Essa situação só ocorre caso a pessoa tenha algum corte na mão ou problema imunológico”, revela.

Para evitar levar bactérias e germes para dentro do corpo é preciso manter as mãos sempre limpas e evitar colocá-las na boca. “Se a pessoa passou por esses lugares e comeu sem lavar as mãos, existe a chance de a bactéria provocar uma diarreia ou gastroenterocolite”, alerta a coordenadora.

Sem neura

Paulo Olzon Monteiro da Silva, infectologista e clínico geral da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), acredita que é importante ter cuidado com a saúde, mas que o excesso de preocupação com os germes e bactérias pode gerar problemas psicológicos.

"Quem tem excesso de zelo de limpeza esquece que as bactérias também fazem bem para o corpo humano", conta. Quando a preocupação é excessiva, ele orienta a pessoa a buscar acompanhamento psiquiátrico.

O infectologista destaca também a existência de diversos estudos que demonstram a importância dos germes. “Esses estudos apontam que estar exposto a diferentes bactérias estimula o sistema imunológico do paciente”, explica.


Para maiores informações Clique aqui

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266