Facebook
Busca
Notícias
Incêndio atinge prédio comercial na Zona Oeste de SP

Veja mais...

Primeiros Resultados da Nova Lei do PMOC

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

Pneumologista faz alerta sobre uso de ar condicionado durante o verão


Data: 01-01-2012

Fonte: A Tribuna.com.br


Alérgicos podem sofrer com o equipamento
A estação mais quente do ano já começou e para driblar o calor nos próximos meses, o ar condicionado se transforma e um excelente aliado. Mas, apesar dos benefícios do equipamento, que oferece sensação de bem-estar, com temperaturas mais amenas, ele pode oferecer riscos à saúde, principalmente em pessoas com problemas respiratórios.

O principal cuidado adotado nestes casos é evitar mudanças bruscas de temperatura e exposição excessiva ao ambiente mais frio. Também é necessário estar atento à adequada regulação dos aparelhos de ar condicionado, seja no carro, no trabalho, em casa ou em outros locais.

> Que cuidados você toma no verão?

"Se em ambiente externo a temperatura estiver em torno de 38 graus, o ideal é que a temperatura do ar condicionado seja regulada em torno de 23 ºC. Além de agradável, evitará um contraste ainda maior em relação ao ambiente externo", alerta o pneumologista Fábio Pereira Muchão.

Para os casos em que não é possível garantir esta equivalência térmica, o médico recomenda que, antes de sair do ambiente "frio", a grade do aparelho seja ajustada à temperatura ambiente, evitando assim um choque térmico.

Outro alerta importante do pneumologista se refere à manutenção do aparelho. "Trocas periódicas de filtros são imprescindíveis, pois em ambiente fechado pode ocorrer propagação de vírus e bactérias, caso haja alguma pessoa doente", destaca.


Para maiores informações Clique aqui

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266