Facebook
Busca
Notícias
Incêndio atinge prédio comercial na Zona Oeste de SP

Veja mais...

Primeiros Resultados da Nova Lei do PMOC

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

Viana do Castelo: implementação de sistemas energéticos nas Piscinas Municipais estão a permitir pou


Data: 06-05-2012



A implementação de sistemas energéticos sustentáveis nas piscinas municipais do Atlântico, Barroselas e Frederico Pinho vão permitir uma poupança de cerca de 65 mil euros anuais naquelas estruturas.

O investimento da Câmara Municipal foi candidatado e comparticipado pelo Programa Operacional Regional do Norte (ON2) e integra ainda a renovação do sistema de tratamento de ar na piscina Frederico Pinheiro.

Nas Piscinas Municipais Frederico Pinheiro, Atlântico e de Barroselas, a autarquia já implementou sistemas energéticos que contribuem para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, responsável pelo aquecimento global, nomeadamente as emissões de dióxido de carbono, mas também a redução da factura mediante os recursos a energias renováveis.

O Município de Viana do Castelo espera, assim, poupanças financeiras directamente perceptíveis pelo município; poupanças de energia; diminuição das emissões poluentes; e servir como exemplo para outros consumidores urba nos, públicos e privados.

As estimativas apontam para uma poupança de cerca de 65 mil euros anuais, tendo o investimento global de cerca de 500 mil euros sido comparticipado em 80 por cento pelos fundos comunitários.

A redução do consumo nas piscinas municipais implicou a melhoria das suas características construtivas, reduzindo assim as necessidades energéticas no que diz respeito ao aquecimento e arrefecimento do ambiente; com a implementação de medidas de utilização de equipamentos energeticamente mais eficientes e de medidas de gestão da procura no sentido de reduzir os consumos na utilização.

Este projecto de Implementação de Sistemas Energéticos Sustentáveis nas Piscinas Municipais de Viana do Castelo abrange toda a comunidade educativa, à população em geral e a outras instituições, que intervenham no desenvolvimento e promoção da actividade desportiva.


*** Nota do Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Viana do Castelo ***



Para maiores informações Clique aqui

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266