Facebook
Busca
Notícias
Incêndio atinge prédio comercial na Zona Oeste de SP

Veja mais...

Primeiros Resultados da Nova Lei do PMOC

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

Higienização do ar condicionado evita doenças provocadas por fungos


Data: 12-02-2012

Filtro de ar condicionados residenciais pode ser lavado em casa. Em carros, ele deve ser trocado entre três e seis meses

O calor na região de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo tem levantado uma questão importante: muitos se esquecem de fazer a limpeza correta em ar condicionados. O Tem Notícias fez testes em equipamentos com a ajuda da Faculdade de Medicina da cidade.

A escritora Denise Tremura não limpava o ar condicionado de casa há 4 anos. Já a jornalista Stella Coeli comprou o carro há dois anos e nunca limpou o ar condicionado. Com a ajuda de biólogos da Famerp, amostras dos filtros dos dois aparelhos foram enviadas para análises e tiveram resultados surpreendentes.

Elas foram colocadas em placas bem claras e, depois de analisadas, ficaram totalmente escuras e cheias de fungos de várias espécies. São fungos que se acumulam e crescem nos aparelhos que ficam sem limpeza.

A imagem do microscópio (veja no vídeo) mostra detalhes destes microorganismos que, quando inalados se acumulam no nariz, na garganta e nos pulmões e agravam doenças alérgicas e respiratórias como rinite, sinusite e bronquite. E podem causar uma doença grave e com difícil tratamento: a micose pulmonar. Segundo a microbiologista da Famerp, crianças e idosos estão mais sujeitos a riscos quando inalam estes fungos porque tem resistências baixas.

Nas oficinas de manutenção de ar condicionado, todos os dias aparelhos bem sujos recebem limpeza, que deve ser feita por técnicos especializados pelo menos uma vez por ano. O filtro, que fica na parte da frente de ar condicionados residenciais, pode ser lavado em casa, pelo menos uma vez por mês. Basta passar o filtro, que é feito de plástico, em água corrente.

Segundo empresas especializadas, o filtro do ar no carro deve ser trocado entre três e seis meses. Se o motorista viajar pouco e não rodar muito com o veículo em estradas de terra, a troca pode ser uma vez por ano.


Para maiores informações Clique aqui

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266