Facebook
Busca
Notícias
Incêndio atinge prédio comercial na Zona Oeste de SP

Veja mais...

Primeiros Resultados da Nova Lei do PMOC

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

Ar condicionado: mitos e verdades sobre este equipamento


Data: 17-05-2012

Muitos consumidores ainda são receosos e acreditam em informações ultrapassadas que o fazem resistir à aquisição desse produto.

Pensando nisso, a LG esclarece as dúvidas mais comuns quando o assunto é ar condicionado. Vejam as respostas às maiores dúvidas sobre ar condicionado:

1 – Ar Condicionado faz mal à saúde?
Não, muito pelo contrário. Pois, além de aquecer o ar, o equipamento também o filtra oferecendo mais qualidade ao ar que você respira. Por esse motivo, também é indicado o uso de condicionares de ar em hospitais.

2- O ar condicionado pode me deixar gripado?
Não. O que acontece é que, à medida que você diminui a temperatura, todos os modelos de condicionadores de ar reduzem a umidade do ambiente, podendo deixar as mucosas um pouco mais ressecadas e irritadas, em alguns casos. Uma boa solução é adequar à temperatura de acordo com a sua necessidade. Recomenda-se temperatura de 24º para melhor conforto térmico com umidade aceitável.

3- O ar condicionado é realmente o vilão da conta de energia elétrica?
Não, o uso do aparelho não vai aumentar significativamente o valor da sua conta de energia elétrica. Como referência, podemos citar os consumidores, na cidade de São Paulo, que após a instalação do ar condicionado passaram a pagar apenas mais 45 reais mensais acima do valor registrado nas contas anteriores, considerando o uso diário do produto por 8h em todos os dias do mês. É importante que saibam que existem outros modelos ainda mais econômicos – aqueles dotados de tecnologia Inverter.

4 – É preciso fazer manutenção nos condicionadores de ar?
Sim. A limpeza dos filtros é bem simples e pode ser feita pelo próprio usuário, mensalmente, seguindo as orientações do manual do produto. Fazendo periodicamente a limpeza dos filtros evita-se o acúmulo de fungos e bactérias.

5 – Minha casa vai ficar mais barulhenta se eu instalar um ar condicionado?
Não. Há opções de condicionadores de ar com tecnologia Inverter que oferecem menor nível de ruído. Esse ruído gerado pelo ar condicionado é normalmente inferior ao ruído de fontes externas como: carros, motos, caminhão e etc, que podem ser percebidos quando a quando a janela fica aberta.

6 – Compensa comprar um aparelho se vou usufruir dele apenas no verão?
Sim. Você pode optar por aparelhos que funcionam, também, no modo aquecimento, fazendo valer a pena o investimento e usufruindo do aparelho em dias frios, dispensando o uso de aquecedores de ar. Além, da filtragem do ar que pode ser utilizada em todas as estações.

7 – Posso comprar qualquer tipo de ar condicionado?
Não. Existem três tipos de condicionadores de ar: Janela (aqueles que são instalados através da parede), portátil (dispositivo móvel que precisa ser conectado à janela ou parede) e os splits (aqueles divididos em duas unidades – externa e interna – interligadas por tubulação específica). É importante consultar um especialista para a correta orientação quanto ao tipo mais adequado de equipamento e disponibilidades técnicas do local.

Fonte: odebate - o seu portal de notícias


Para maiores informações Clique aqui

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266