Facebook
Busca
Notícias
Incêndio atinge prédio comercial na Zona Oeste de SP

Veja mais...

Primeiros Resultados da Nova Lei do PMOC

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

Exercício físico: saiba por onde começar


Data: 07-06-2012

Corpo ideal e vida saudável são os principais incentivos

Da Redação vivabem@band.com.br

A prática de atividades físicas sempre esteve relacionada a uma vida saudável. Embora os níveis de sedentarismo ainda sejam elevados, é cada vez mais comum encontrar parques e academias repletos de pessoas que se exercitam regularmente.

Seja em locais abertos ou ambientes fechados, a procura pelo corpo ideal e a busca por uma vida saudável são os principais incentivos destes indivíduos.

Ponto de partida

A escolha do local para a prática esportiva é muito importante, principalmente nas grandes cidades. O ideal é conciliar os próprios horários com os horários mais apropriados de acordo com a rotina da metrópole.

Para o Dr. Ubiratan de Paula Santos, presidente da Comissão de Doenças Ambientais e Ocupacionais da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), o certo é optar pela prática de exercícios em ambientes externos nos locais em que os níveis de poluição e de exposição ao sol sejam pequenos. Os ambientes internos limpos são uma boa alternativa para evitar a exposição mais intensa destes dois fatores.

“A prática de exercícios em áreas abertas é mais adequada normalmente no inicio da manhã em locais como parques ou vias com baixo tráfego de veículos, a pelo menos 200m de distância das vias principais”, recomenda.

Quando a alternativa for os ambientes fechados é importante estar atento aos sistemas de circulação de ar. A taxa de renovação de ar precisa ser adequada à quantidade de pessoas no mesmo ambiente, portanto, além dos filtros para poluentes, os aparelhos responsáveis pela troca do ar devem ser vistoriados e receber manutenção e limpeza regularmente. O ar condicionado reduz a umidade do ar, sendo necessário um adequado sistema de climatização que evite este redução.

Fique atento!

O nível de poluição nas grandes cidades é muito alto. Além de contribuir para complicações em pessoas com doenças respiratórias e doenças cardiovasculares crônicas, a exposição crônica, ao longo dos anos pode desencadear novas patologias.

“Em jovens e crianças, além do desconforto a exposição à poluição em longo prazo aumenta o risco de desenvolver asma e pode prejudicar o desenvolvimento dos pulmões”, acrescenta.

“A prática de exercícios é muito bem-vinda para a saúde. Mas devemos estar atentos para a escolha do ambiente, que é extremamente importante para que fatores como acidentes, poluição e sobrecarga térmica não causem prejuízos à saúde do praticante”, finaliza.


Para maiores informações Clique aqui ou envie um e-mail para vivabem@band.com.br.

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266