Facebook
Busca
Notícias
Incêndio atinge prédio comercial na Zona Oeste de SP

Veja mais...

Primeiros Resultados da Nova Lei do PMOC

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

Garrafas pet são usadas para revestimentos de tubulação de aparelhos de ar condicionado


Data: 12-06-2012

MARCELO MATUSIAK NOTÍCIAS - DEMAIS

Novidade no segmento de climatização foi apresentada em evento na sede da ASBRAV

Uma solução visualmente simples, mas de extrema importância para o meio ambiente é a novidade que pode ser aplicada em dutos de ar condicionado. O material, elaborado a partir da reciclagem de garrafas pet, foi apresentado em evento realizado na sede da Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV).

O passivo ambiental gerado pelo descarte incorreto da garrafa plástica causa sérios prejuízos ao meio ambiente. A estimativa é que, atualmente, apenas 20% das garrafas pet sejam recicladas, um índice muito baixo considerando que o material leva até 600 anos para se decompor. Nos Estados Unidos se consome aproximadamente meio bilhão de garrafas pet por semana, ou seja, quantidade suficiente para dar mais de cinco voltas no planeta Terra. O gerente da divisão industrial da empresa Trisoft Valmir Alves, ressalta os benefícios proporcionados ao meio ambiente.

- É um produto com matéria prima reciclada e que pode a qualquer momento retornar para nova reciclagem. A cada metro quadrado fabricado com o material reciclado a estimativa é que sejam retiradas do meio ambiente aproximadamente 30 garrafas pet. Sem falar no benefício que é proporcionado aos aterros sanitários, pois as garrafas diminuem a vida útil dos mesmos em 50% - disse.

O produto tem uma vida útil de 100 anos, enquanto um produto feito com fibra mineral dura cerca de dois anos dependendo de sua utilização. No caso do ar condicionado o material tem a finalidade de evitar que os dutos percam carga térmica. Na sua superfície ele conta também com um substrato feito de pet aluminizado que tem a finalidade de estabelecer uma barreira de vapor, evitando assim a condensação. O preço, em relação à lã de vidro tradicional, é praticamente o mesmo, porém com muitas vantagens em relação à saúde e manuseio, dispensando o uso de EPI especial.

- O processo fabril não utiliza água e nenhum tipo de produto químico e tem baixíssima emissão de CO2. No Brasil não há ainda uma política reversa estabelecida, ou seja, as garrafas pet são descartadas diariamente no meio ambiente. A utilização de matéria prima reciclável ainda não é vista pelo governo e os impostos são os mesmos como o de qualquer cadeia produtiva. Isso sem contar as ações sociais envolvidas em todo o processo, Por isso é necessário que o governo enxergue essas iniciativas e conceda incentivos fiscais - completou Alves.

A fábrica, localizada na cidade de Itapevi (SP), produz aproximadamente 500 toneladas / mês do material feito com material reciclado. A estimativa é que já tenham sido removidos do meio ambiente mais de 450 milhões de garrafas PET. A empresa atua nacionalmente e, há cinco anos, no Rio Grande do Sul. Agora, está ingressando com a utilização do material, ISOSOFT FLEX® (no estado) para aplicação em dutos de ar condicionado.

A ASBRAV oferece periodicamente palestras gratuitas para empresas e profissionais do setor de refrigeração, ar condicionado, aquecimento e ventilação, realizadas por seus associados. Quem desejar receber a programação das palestras pode solicitar pelo endereço asse...@asbrav.org.br . As inscrições para palestras devem ser feitas com antecedência e a programação pode ser acompanhada através do site www.asbrav.org.br.

ASBRAV

A ASBRAV desempenha importante papel na defesa dos interesses de seus associados, empresas e profissionais dos setores de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação, na Região Sul. A qualificação profissional é um dos maiores objetivos da entidade. Oferece permanentemente cursos básicos e de atualização profissional na área, e ainda cursos de gestão empresarial para o desenvolvimento gerencial de seus associados. Também estabelece parcerias e cooperação técnica com entidades de ensino no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.


Para maiores informações Clique aqui

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266