Facebook
Busca
Notícias
Incêndio atinge prédio comercial na Zona Oeste de SP

Veja mais...

Primeiros Resultados da Nova Lei do PMOC

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

Evento mostra erros e acertos na instalação de climatização em ambientes de uso coletivo


Data: 12-11-2012

MARCELO MATUSIAK NOTÍCIAS - SAÚDE

Evento mostra erros e acertos na instalação de climatização em ambientes de uso coletivo


Seminário discutiu aspectos técnicos e de saúde

Problemas na instalação ou na manutenção de equipamentos de climatização trazem sérios problemas de saúde à população. O alerta foi feito durante o Seminário Sobre Normas e Procedimentos para Instalação de Climatização em Ambientes de Uso Coletivo, realizado na manhã desta sexta-feira (09/11), no plenário do CREA-RS, em Porto Alegre. O Médico pneumologista e coordenador do Departamento de Pneumopatias Ocupacionais e Ambientais da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Rio Grande do Sul, Carlos Tietboehl Filho, falou sobre defeitos comuns em equipamentos que afetam a saúde do ser humano.

- O problema do filtro que não recebe os devidos cuidados é principalmente a proliferação de micro-organismos que causam alergias e produzem toxinas que fazem mal a saúde. Isso acontece não só no nessa peça, mas também na bandeja que acumula umidade por não haver escoamento ou nos dutos. Isso pode causar infecções e doenças respiratórias - explicou.

O evento contou com a presença de mais de cem profissionais do segmento, incluindo engenheiros mecânicos, técnicos e empresários. O vice-presidente da Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV), Cesar De Santi, entende que o assunto merece atenção cada vez maior na sociedade.

- Queremos alertar para o cumprimento de normas de instalações de climatização principalmente na área de uso coletivo. Na parte residencial é muito difícil controlarmos. Mesmo assim, já lançamos um Guia através da ASBRAV para orientação de instalação de Split e que o consumidor deve se conscientizar. Para uso coletivo, um projeto que não siga uma normativa pode causar prejuízos irreversíveis a quem usa o sistema de climatização como redução do rendimento, transmissão de doenças respiratórias e a própria eficiência energética fazendo com que o consumidor gaste mais do que estava prevendo - comentou.

A programação contou com palestra dos engenheiros Ricardo Vaz e Cesar De Santi que falaram sobre normas e procedimentos que devem ser seguidos no processo de instalação. O Engenheiro e Coordenador das Câmaras Nacionais de Engenharia Industrial, Paulo Farias, ressaltou a importância de evoluir para cada vez mais formar legislação especifica para o setor.

- A ASBRAV tem a preocupação de fazer instalações adequadas e nós temos que juntar forças com órgãos públicos para caminhar na mesma direção. Precisamos de conscientização porque nas grandes obras temos como estar presentes, mas não conseguiremos o mesmo em cada residência - afirmou

O presidente do CREA-RS, Luiz Alcides Capoane, lembrou que o ar condicionado
vai fazer mal a saúde se não tiver os devidos cuidados na instalação e na manutenção.

- Nós, técnicos, devemos usar nosso conhecimento em favor da sociedade. Precisamos trabalhar de forma organizada e unida para que tenhamos resultados positivos- disse.

O evento foi promovido pela Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV), juntamente com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS) e com a Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Rio Grande do Sul (SPTRS).

ASBRAV

A ASBRAV desempenha importante papel na defesa dos interesses de seus associados, empresas e profissionais dos setores de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação, na Região Sul. A qualificação profissional é um dos maiores objetivos da entidade. Oferece permanentemente cursos básicos e de atualização profissional na área, e ainda cursos de gestão empresarial para o desenvolvimento gerencial de seus associados. Também estabelece parcerias e cooperação técnica com entidades de ensino no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.


Para maiores informações Clique aqui

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266