Facebook
Busca
Notícias
Incêndio atinge prédio comercial na Zona Oeste de SP

Veja mais...

Primeiros Resultados da Nova Lei do PMOC

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

AM e SP em nova frente de batalha


Data: 27-11-2012

Inimigos na guerra fiscal por atração de investidores, o Amazonas está em mais uma disputa com o Estado de São Paulo

A briga é pela multinacional japonesa Daikin, uma das maiores fabricantes de ar condicionado do mundo, que pretende investir até 2015 R$ 200 milhões para instalar sua primeira planta na América Latina. Segundo o jornal Valor Econômico, até o ano passado, a empresa estava disposta a se instalar em Mogi das Cruzes (SP), mas, agora, incluiu Manaus em seus planos.

IPI

A mudança nos planos da Daikin não se dá por acaso. Este ano, Manaus se transformou na meca para o setor, depois que o Governo Federal, para acabar com a importação do produto, editou medida que prevê que quem produzir ar condicionado fora do Polo Industrial de Manaus pagará mais IPI.

Flerte

A multinacional japonesa vem flertando com o Amazonas desde 2007, quando o empresário Shigo Okada, diretor de operações globais da Daikin, esteve em Manaus, em evento da Moto Honda, e manifestou o interesse da indústria em se instalar no PIM.

Costuras

Os deputados Sabino Castelo Branco (PTB), Silas Câmara (PSD) e Rebecca Garcia (PP) estão se articulando para ficar na coordenação da bancada federal do Amazonas no Congresso. A articulação se dá porque hoje o senador Eduardo Braga (PMDB), atual coordenador, deixará a função.

Incompatível

Do deputado federal Pauderney Avelino (DEM) para mostrar que não pleiteia a coordenação: “Dessa missão, que eu acho nobre, me incluo fora. A função não é compatível comigo, porque sou um parlamentar de partido de oposição ao Governo”.

Razões

Por que os parlamentares disputam a coordenação da bancada? Na função, o coordenador ganha visibilidade e passa a ser o articulador do grupo com o Governo. Bem aproveitada, a missão traz ganhos políticos.

Confirmação

O prefeito eleito de Manaus, Artur Neto (PSDB), ligou ontem para parlamentares do Amazonas, em Brasília, confirmando que hoje irá participar da reunião da bancada. Detalhe é que a reunião será às 14h (Brasília), no gabinete do senador Braga, seu principal adversário político no Amazonas.

Concorrente

Crescem os rumores em Brasília de que o senador Eduardo Braga está na disputa por uma pasta na Esplanada dos Ministérios. A nova informação que circulou ontem foi a de que ele está em disputa direta com o deputado federal Gabriel Chalita (PMDB).

Acordo

Chalita passou a se configurar como candidato a ministro depois que apoiou, no segundo turno, a candidatura a prefeito de São Paulo do ex-ministro da Educação Fernando Haddad. A pasta prometida para ele seria de robusto orçamento.

Oitavo

A deputada Janete Capiberibe (PSB-AP) fez discurso ontem na Câmara dos Deputados registrando que mais um líder de agricultores foi assassinado no fim de semana, em Lábrea, Sul do Amazonas. Sem citar nome, a parlamentar diz que ele foi morto por pistoleiros e que é a oitava vítima do conflito agrário na região.

E o corpo?

Procurada sobre a informação dada por Janete, a SSP estranhou o caso e respondeu que não havia sido registrado nenhum homicídio em delegacia da região.

Pinga Fogo

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) apresentará hoje parecer favorável ao projeto do colega Mozarildo Cavalcante (PTB-RR) sobre gestão de florestas públicas. O projeto cria ainda o Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal (FNDF).

O deputado Luiz Castro (PPS) submeteu-se ontem, em São Paulo, a uma cirurgia no olho esquerdo para corrigir um problema na córnea. Ele ficará fora do plenário uma semana.

Diferente do que foi publicado em A CRÍTICA do dia 22, o Governo não entregará “motoserras” nas viagens que a primeira-dama Nejmi Aziz fará ao interior. Os implementos são: geradores de energia, motores, rabetas, fornos, kit ferramentas e kit pescadores.


Para maiores informações Clique aqui

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266