Facebook
Busca
Notícias
Incêndio atinge prédio comercial na Zona Oeste de SP

Veja mais...

Primeiros Resultados da Nova Lei do PMOC

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

Conforto do ar condicionado exige cuidados com manutenção


Data: 05-12-2012



Limpeza do aparelho pode evita uma série de problemas.
Um deles é a corrosão dos componentes do equipamento.

A manutenção do aparelho de ar condicionado evita uma série de problemas. A limpeza técnica é feita na serpentina, a grade que fica logo atrás do filtro. Nas empresas especializadas é realizada a retirada de toda a sujeira. Com um jato é possível limpar toda a sujeira da bandeja onde a água do próprio processo de refrigeração se acumula e causa o cheiro de mofo.
“O ar condicionado vai pegar toda a impureza do ambiente e sugar todo o ar. Se ele estiver sujo e vai cair tudo no filtro. Se ele não for limpo periodicamente ele vai sujar muito o filtro e passar para a serpentina e daí precisa de uma limpeza técnica", informou o empresário Gilson Alex Martins.
Durante a limpeza os técnicos retiram todas as peças que não podem molhar. A tela que existe em todos os tipos de condicionadores pode ser tirada em casa e lavada a cada quinze dias. Em um hotel com 62 apartamentos, todos os aparelhos de ar passam por manutenção a cada bimestre. “É importante por causa da qualidade do ar e por Bauru ser muito quente”, conta o recepcionista Alisson Moreira.
A limpeza periódica é importante por vários motivos: aumenta o rendimento do aparelho;
prolonga a vida útil do equipamento; evita quebras, reduzindo os gastos com trocas de peças; reduz o consumo de energia e protege contra a corrosão dos componentes.
Manter os aparelhos limpos evita a concentração de ácaros, fungos, mofos e bactérias. Por isso, em lojas que trabalham com alimentos a limpeza do ar condicionado é obrigatória por lei. “Indústrias, comércios e residência com equipamentos acima de 60 mil btus ela precisa de um contrato mensal ou bimestral dependendo do ramo de atividade dela”, explica o gerente Célio Montes Galego Júnior.
As empresas de limpeza sabem que os clientes só se lembram da manutenção quando chega o calor. O que sobrecarrega os funcionários e o prazo de entrega do aparelho é maior. Ou seja, em pleno verão há o risco de passar até 10 dias sem se refrescar, com o aparelho na manutenção. Por isso é melhor manter uma rotina de limpeza o ano todo para curtir o ar fresco e limpo no verão.



Para maiores informações Clique aqui

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266