Facebook
Busca
Notícias
Incêndio atinge prédio comercial na Zona Oeste de SP

Veja mais...

Primeiros Resultados da Nova Lei do PMOC

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

Ar seco faz aumentar casos de rinite


Data: 08-08-2012

O fenômeno climático El Niño está afetando boa parte do território brasileiro, principalmente na região norte e centro oeste.Na Amazônia, por exemplo,desde julho deste ano, a umidade relativa do ar tem caído com muita frequencia.

O ar seco proporciona cenário favorável ao aparecimento de algumas doenças, e de acordo com relatos de especialistas, no organismo humano, a reação pelo ar seco acontece no aparelho respiratório que fica mais sensível e propenso ao desenvolvimento de crises de asma, rinites e sinusites.

Um hábito muito usado por muitos contribui para agravar esta situação : o uso de ar condicionado

O ar-condicionado é bastante utilizado para conter as altas temperaturas. O problema é que o aparelho proporciona as desvantagens do tempo seco de maneira artificial, porque a circulação de ar é impedida, explica Rui Dammenhain especialista em vigilância sanitária e saúde pública.

O uso de vasilhas com água para amenizar a baixa umidade de um local fechado com ar-condicionado é um recurso que ajuda a amenizar a baixa umidade, assim como o uso de aparelhos chamados umidificadores,porém as pessoas,principalmente alérgicos, idosos e crianças, devem ingerir maiores quantidades de líquidos principalmente se forem fazer esforço físico,explica Dammenhain, que ainda adverte: atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol também devem ser evitadas no horário entre as 10h e 16.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a umidade relativa do ar vai continuar baixa nos próximos dois meses em grande parte do Brasil.

Fonte: Portal Comunique-se!


Para maiores informações Clique aqui

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266