Facebook
Busca
Notícias
SP tem calor no fim de semana e virada do tempo no feriado

Veja mais...

Sobe para 21 o número de mortes provocadas por onda de calor no Canadá

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

Saiba como reduzir o consumo do ar condicionado nas empresas em três passos


Data: 10-12-2012



Em três passos é possível reduzir o consumo e a conta de luz
Foto: Keith Williamson

Em países de clima tropical, como o Brasil, é raro ver ambientes de trabalho que não possuam equipamentos condicionadores de ar. Além de resfriar o ambiente repleto de pessoas, esses aparelhos passam o dia inteiro ligados e acabam consumindo muita energia. Porém, seguindo algumas dicas simples é possível reduzir esse consumo, o impacto no meio ambiente e na conta de luz. Separamos algumas orientações da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) que mostram como agir para ter um clima agradável e econômico.

De acordo com a empresa, é possível reduzir o consumo de energia destes equipamentos com três enfoques básicos:

• Hábitos e costumes
• Manutenção
• Instalação

Hábitos e Costumes

Qualquer ação para combater o desperdício de energia deve ser acompanhada de educação dos usuários. Com relação aos equipamentos de ar condicionado, devem ser especialmente enfatizados os seguintes pontos:

• Ligar o equipamento somente com ocupação dos ambientes. Segundo o grupo, é comum o pessoal de apoio (vigilantes, serventes) ligar todos os equipamentos no início do expediente, sem saber ao certo quais deles serão ocupados. Da mesma forma que é importante, ao fim do turno ou expediente de trabalho, desligar os equipamentos.
• Manter os termostatos ajustados para temperatura de conforto. É comum a sensação de que ar condicionado “bom” é aquele que esfria muito, porém, a sensação de conforto varia para cada pessoa. Por isso, os ambientes devem ser mantidos numa temperatura entre 22ºC e 24ºC, que parecem adequadas à maioria das pessoas.

• Manter as portas e janelas dos ambientes condicionados fechadas, e em ambientes com grande circulação de pessoas, instalar molas nas portas.

Manutenção

Como qualquer equipamento, deve-se manter os condicionadores de ar o mais próximo possível das condições ideais de funcionamento. Algumas ações relativamente simples de manutenção são extremamente favoráveis, e devem ser implementadas como rotina:

• Limpeza de filtros de ar: reduz as perdas de pressão, aumentando vazão de ar e reduzindo potência absorvida no ventilador.
• Limpeza de serpentinas: favorece a troca térmica e o desempenho do circuito de água do equipamento, bem como a redução da perda de carga do ar.
• Limpeza de bandejas de água condensada: evita o acúmulo de água retida, que é um meio de produção e desenvolvimento de algas, bactérias e outros agentes nocivos à saúde.

Instalação

A instalação correta do equipamento também é um item que reflete na redução do consumo de energia e elevação do conforto dos usuários. Muitas vezes negligenciadas, estas ações favorecem o funcionamento dos equipamentos, o que se traduz em aumento do conforto dos ambientes (com melhoria da produtividade dos funcionários) e redução no consumo de energia.

Importante, na hora da compra, optar por equipamentos que tenham selo Procel ou Inmetro A.

Coelba sugere que alguns aspectos sejam considerados e verificados, tanto nos equipamentos existentes quanto nos novos que venham ser instalados:

• Assegurar a correta vedação do equipamento, evitando infiltração de ar quente exterior nos ambientes.
• Instalar os aparelhos no mínimo a 1,80 m do piso, pois o ar frio tende a descer, propiciando a movimentação do ar no ambiente.
• Instalar coberturas (proteção), impedindo a incidência dos raios solares sobre o aparelho, seja de janela ou o condensador do split.
• Garantir inclinação adequada para caimento de água condensada pelo dreno.
• Verificar as instalações elétricas, evitando quedas de tensão, circuitos sobrecarregados e correta proteção da instalação.



Para maiores informações Clique aqui

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266