Facebook
Busca
Notícias
SP tem calor no fim de semana e virada do tempo no feriado

Veja mais...

Sobe para 21 o número de mortes provocadas por onda de calor no Canadá

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

Ar condicionado e ventilador para amenizar o intenso calor


Data: 09-12-2012



Fotos: Douglas Saviato

09 de Dezembro de 2012 10h18
Douglas Saviato - douglas.saviato@engeplus.com.br

A semana foi marcada pelas altas temperaturas e para amenizar o calor intenso dos últimos dias a população recorreu aos sorvetes, à água gelada, ao ar condicionado e ao ventilador. Tudo isso para fugir da sensação térmica que passou dos 50ºC durante esta semana. Em busca de um ambiente refrigerado muitos foram atrás dos aparelhos de ar condicionado e também dos ventiladores. O estoque de alguns estabelecimentos de Criciúma se esgotou por causa da procura intensa pelos aparelhos.

Conforme o gerente de uma loja de móveis de Criciúma, as vendas aumentaram 100% em comparação com a semana anterior. “Se na semana passada vendemos 15 parelhos, nesta semana vendemos mais de 40 ar condicionados”, compara Octavio Pavan. Em relação com o mesmo período do ano passado, as vendas foram 40% maior. “A comercialização destes aparelhos estão ótimos. Chegou à faltar o produto na loja devido a grande demanda”, destaca.

Alguns consumidores estão indo ao estabelecimento e reservando o aparelho. “Entregamos o equipamento em um prazo de dez dias”, revela Pavan. O ventilador é outro produto que está sendo disputado pelos consumidores. “Vendemos 30 aparelhos somente nesse sábado. A procura pelos ventiladores é maior ainda”, pontua o gerente. Já o aquecedor é o artigo menos vendido. “É nesta época que os preços estão menores é a mesma coisa com os ventiladores no inverno, o artigo está mais barato, mas a procura é zero”, comenta.

Em outro estabelecimento já não há mais aparelho de ar condicionado. De acordo com o gerente, Rogério Rodrigues, em dois dias o estoque acabou. “Agora não temos mais nenhum aparelho, neste mês a previsão é que chegue mais alguns, mas vai ser em janeiro que vai chegar mais variedades”, destaca. Os ventiladores para amenizar o calor, no estabelecimento de Rogério, também vêm tendo bastante procura. “A venda destes aparelhos são constantes. A cada cinco minutos sai um”, ressalta o gerente.

Quem se deu por vencido e comprou um aparelho foi o casal, do bairro Rio Maina, Rosangela e Antônio Manentti. “Ano passado deu para passar sem o ventilador, mas este ano esta impossível. Este já o segundo ventilador que compramos”, confessa Rosangela.


Para maiores informações Clique aqui

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266