Facebook
Busca
Notícias
SP tem calor no fim de semana e virada do tempo no feriado

Veja mais...

Sobe para 21 o número de mortes provocadas por onda de calor no Canadá

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

Ar Condicionado e Tablets foram os destaques de vendas do Natal


Data: 01-01-2013

Levantamento da FCDL-RS mostrou aumento de 9,7% nas vendas de Natal na comparação com 2011

Comércio - 27/12/2012 10h59
Atualizado em 27/12/2012 11h02

Da Redação
Porto Alegre - O Natal de 2012 foi marcado por recordes de temperatura e o fenômeno impactou positivamente as vendas em um período que já é movimentado para o comércio do Rio Grande do Sul. Levantamento da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) mostra que houve um acréscimo de 9,7% nas vendas totais do período na comparação com o mesmo período do ano passado.

Em termos reais - ou seja, descontando a inflação - (o que é coerente, por conta de crescimento acumulado do varejo gaúcho de 8% até setembro) a entidade avalia que o faturamento do setor no Estado alcance o patamar de R$ 3,6 bilhões em dezembro de 2012. Considerando a inflação (IPCA) esperada para 2012 - de 5,48% - o crescimento (nominal) deverá ficar em 15% (projeção exata: 14,97%).

"O consumidor foi às compras, porém de um modo consciente. Houve aumento no volume de pagamentos à vista, o que mostra a preocupação do consumidor com as suas contas. Os efeitos do IPI reduzido no varejo do RS também foram evidentes", detalha o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

Com recordes de temperatura, o grande destaque do Natal desse ano foram equipamentos de climatização como ventiladores e aparelhos de ar condicionado. Em algumas lojas houve falta no estoque, que estão sendo repostos essa semana. Entre outros presentes preferidos estiveram os eletrônicos que incluem televisões de LED, Tablets e Smartphones. As confecções, como sempre, trouxeram grande faturamento. As vendas realizadas no período nesse segmento ficaram 9% acima da média percebida no ano de 2011. O mesmo crescimento foi observado no segmento de brinquedos.

As perspectivas para o ano de 2013 são excelentes, segundo o presidente da FCDL-RS, Koch. "As quebras de safra causadas pela seca não deverão se repetir e isso acaba influenciando no desenvolvimento econômico de cidades do interior. A expectativa para 2013 é a que os especialistas chamam de "padrão neutro", ou seja com a inexistência de El Niño ou La Niña", explicou.

Apesar do cenário internacional apresentar dificuldades, estima-se que o PIB do Rio Grande do Sul irá crescer entre 4 a 4,5%.

Os dados foram apresentados em entrevista coletiva realizada na manhã desta quinta-feira (27/12) pelo presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, na sede da entidade.


Para maiores informações Clique aqui

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266