Facebook
Busca
Notícias
SP tem calor no fim de semana e virada do tempo no feriado

Veja mais...

Sobe para 21 o número de mortes provocadas por onda de calor no Canadá

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

Com 43,2ºC, Rio tem a maior temperatura já registrada


Data: 01-01-2013



18:00, 26/12/2012 REDAÇÃO ÉPOCA

O Rio de Janeiro registrou, nesta quarta-feira (26), a maior temperatura desde o início das medições, em 1915. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura na Zona Oeste do Rio chegou a 43,2ºC, batendo o recorde anterior, de janeiro de 1984, quando os termômetros marcaram 43,1ºC.

Como não bastasse o calor carioca, o sistema de refrigeração do Aeroporto Santos Dumont voltou a apresentar problemas. O aeroporto funciona quase como uma “estufa” e, sem o ar condicionado, estava funcionando apenas com ventiladores.

Além do Rio, outras 15 cidades brasileiras tiveram o dia mais quente do ano. Entre as capitais brasileiras, todas as cidades estavam com temperatura acima dos 30ºC, com exceção de Maceió, que registrou 29,1ºC. Porto Alegre, por exemplo, teve a maior temperatura já registrada em um mês de dezembro, com 39,8ºC.

A onda de calor deste verão deve ajudar a fazer de 2012 um dos anos mais quentes da história, já que uma onda de calor durante o inverno também resultou em altas temperaturas. Não é possível dizer que o forte verão deste ano é resultado do aquecimento global – os cientistas não conseguem avaliar cada evento extremo isoladamente -, mas a previsão é que ondas de calor devem ficar mais frequentes. Além disso, os estudos mostram que a temperatura do país está subindo. A média de temperatura brasileira, por exemplo, está 1,5ºC maior do que na década de 1980.

Foto: Fabio Teixeira / Agência O Globo

Nota: Texto foi atualizado às 20h da quarta-feira.

(Bruno Calixto)


Para maiores informações Clique aqui

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266