Facebook
Busca
Notícias
Incêndio atinge prédio comercial na Zona Oeste de SP

Veja mais...

Primeiros Resultados da Nova Lei do PMOC

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

Lançamento de novo site dos Manuais de Escopo


Data: 01-02-2013

Novo site dos Manuais de Escopo será lançado no Secovi-SP

Coquetel será na quinta-feira, 21/2, na sede do Sindicato. Na ocasião, convidados conhecerão o portal reformulado, novas funcionalidades e acesso aos conteúdos dos documentos

O novo site dos Manuais de Escopo de Contratação de Projetos e Serviços para a Indústria Imobiliária será lançado na quinta-feira, 21/2, às 18h30, na sede do Secovi-SP (Sindicato da Habitação). Os 14 manuais produzidos passaram por revisão e atualização ao longo de 2011 e 2012 – contemplando conceitos de sustentabilidade, Norma de Edificações Habitacionais - Desempenho (ABNT NBR 15.575) e tecnologia BIM (Building Information Modeling) – e ficarão hospedados no novo site que foi totalmente reformulado, em parceria com a Ação Sistemas, proprietária do Sistema Navis, software de gestão especializado em escritórios de projetos.

“O lançamento do novo site reflete a importância que os conteúdos dos manuais sempre tiveram para o mercado e agora ganham maior destaque com um portal mais robusto, com recursos e atualizações frequentes dos documentos”, diz Marcos Velletri, diretor de Insumos e Tecnologia do Sindicato, área responsável pela coordenação dos trabalhos de Manuais de Escopo.

Uma das principais novidades do site é a consulta online de todos os manuais e checklists. “Isso garantirá aos usuários acesso aos documentos atualizados”, informa José Pires Alvim Neto, diretor da Ação Sistemas. Antes, os interessados faziam download dos documentos e nem sempre tinham em mãos as últimas versões, correndo o risco de usar um material defasado.

Outro recurso do portal será o uso dos manuais para montar uma proposta técnica, através da utilização específica e gratuita de uma versão do Sistema Navis. “O site está mais dinâmico, moderno e o relacionamento com os usuários será mais intensivo, com o envio de informações, avisos de atualização e eventos relacionados com o mercado”, disse. O site também conta com uma área de notícias do setor, atualizada em colaboração com as associações participantes.

Está previsto também o lançamento do Manual de Escopo e Encargos da Incorporação Imobiliária, o 15º volume da série, seguindo a mesma linha dos 14 manuais anteriores. Coordenado pelo Secovi-SP, que contou com a colaboração de todas as associações parceiras, o documento é destinado, principalmente, às pequenas e médias incorporadoras. “Este manual oferece orientações práticas e sistematizadas para se promover uma incorporação imobiliária”, explica Ricardo Bunemer, também diretor de Insumos e Tecnologia do Sindicato. O documento abrange a legislação de incorporação, define com clareza o momento da contratação de cada uma das especialidades envolvidas no processo de incorporação – desde a concepção do projeto até a contratação da equipe de vendas.

Incentivo à qualidade de projetos há doze anos

Iniciado há doze anos, o trabalho dos Manuais de Escopo visa estimular o relacionamento de parceria entre as empresas contratadas e contratantes assim como a melhoria contínua no desenvolvimento dos projetos, cumprindo todas as etapas necessárias ao atendimento de elevados padrões de qualidade, sempre alinhados às novas práticas do mercado e à atualização da normalização que regem o setor. “O sucesso de um empreendimento e a sua realização com recursos otimizados, e consequentemente custos menores, começa pelo projeto”, enfatiza Velletri. “Os Manuais de Escopo são o ferramental necessário para a elaboração de um bom projeto.”

A iniciativa contempla os escopos de acústica, estrutura, instalações elétricas, instalações hidráulicas, arquitetura e urbanismo, impermeabilização, revestimentos, vedações, ventilação e ar-condicionado, coordenação de projetos, paisagismo, automação e segurança, arquitetura de infraestrutura esportiva e luminotécnica – todos com seu manual específico. Hoje, 26 mil usuários estão cadastrados no site e já foram feitos 312,5 mil downloads de manuais e checklists.

O trabalho é fruto de parceria entre Secovi-SP e 11 associações: PróAcústica, Abece, AsBea, Asbai, Abrasip, Abrava, Agesc, ANP, Abap, Abriesp e IBI. O grupo conta com apoio do SindusCon-SP e do Sindinstalação.

Cada manual passará a contar com um patrocinador. Interessados podem entrar em contato pelo e-mail adriano@acaoeditora.com.br ou pelo celular (11) 9-9947-9570. Para aqueles que preferirem adquirir a versão impressa de qualquer um dos manuais, poderá fazer a encomenda pelo site, em área específica. Parte dos valores arrecadados com patrocínio e venda da versão impressa será repassada ao Ampliar, instituição que profissionaliza jovens em situação de risco social.


Para maiores informações Clique aqui

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266