Facebook
Busca
Notícias
Incêndio atinge prédio comercial na Zona Oeste de SP

Veja mais...

Primeiros Resultados da Nova Lei do PMOC

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

Arquiteta cria metal que respira e pode substituir o ar condicionado


Data: 14-03-2013



Criação de Doris resulta em materiais que reduzem o calor do ambiente (Foto: Reprodução)

Fonte: Filipe GarrettPara o TechTudo

A bioarquiteta Doris Kim Sung estuda a criação de materiais que sejam muito mais eficientes na hora de realizar trocas de temperatura. São os thermo-bimetals que, a partir da definição de Doris, são “materiais inteligentes, que respondem dinamicamente à mudanças de temperatura”.


A ideia é que os materiais empregados na construção de novos edifícios funcionem de maneira a manter o interior de alguma construção com uma temperatura controlada. Se o exterior se aquece muito, o interior do edifício mantém-se com um clima mais agradável.

A tecnologia por trás desse tipo de metal é a mesma que empresas de material esportivo desenvolvem e empregam nos tecidos sintéticos de alto desempenho, criados para “respirar”, permitindo que o calor do corpo do atleta seja liberado com maior facilidade, mantendo-o mais refrigerado, o que diminui o cansaço e colabora para um desempenho melhor.

Nesse sentido, os materiais pesquisados por Doris “respiram”, trocando calor com o exterior. Esse efeito é conquistado com a combinação de dois metais diferentes, em formas calculadas para que o calor seja liberado, e não propagado pela estrutura. Além do resultado ser esteticamente apelativo, uma solução com a tecnologia pesquisada pela bioarquiteta pode aposentar os caros e ineficientes aparelhos de ar condicionado que usamos hoje

.
Via Dvice


Para maiores informações Clique aqui

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266