Facebook
Busca
Notícias
SP tem calor no fim de semana e virada do tempo no feriado

Veja mais...

Sobe para 21 o número de mortes provocadas por onda de calor no Canadá

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

Novo vírus respiratório não chegou a Portugal


Data: 14-03-2013


Tem sido noticiado em vários meios de comunicação social na presente semana o aparecimento de um novo coronavírus que já causou 12 casos de pneumonia graves, cinco dos quais mortais, fora de Portugal. A Direcção Geral da Saúde já veio a público esclarecer que não foi identificado qualquer caso de infecção no nosso país.









“Em Abril de 2012, as autoridades de saúde internacionais (Organização Mundial de Saúde e o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças) foram alertadas para o aparecimento de um novo coronavírus que, até 18 de fevereiro de 2013, foi responsável pela ocorrência de 12 casos confirmados de pneumonia grave, 5 dos quais resultaram em óbito”, pode ler-se em comunicado de imprensa da Direcção Geral da Saúde (DGS). Verificou-se que 10 dos 12 doentes tinham história de estadia na Península Arábica, durante o período de incubação da doença. Apesar de não ter sido identificado nenhum caso em Portugal, a DGS chama à atenção para o facto de não se poder excluir “a transmissão pessoa a pessoa, uma vez que foram recentemente identificados, no Reino Unido, 2 doentes sem história de viagem à Península Arábica, mas com contacto próximo com um caso confirmado”, alerta a DGS.

O Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge está preparado para identificar o novo coronavírus, informa a DGS, acrescentando que não existem, para já, recomendações internacionais para restrições de viagens e trocas comerciais. “Os serviços da Direcção-Geral da Saúde, a este propósito, mantêm-se em contacto permanente com as instituições europeias e internacionais”, assinala a DGS.

A Fundação Portuguesa do Pulmão recomenda que se mantenha atento em caso de infecção respiratória grave e procure ajuda especializada sobretudo se viajou para algum dos países onde já foram detectados casos. Esteja atento às divulgações e às informações veiculadas pela Direcção Geral da Saúde em www.dgs.pt

Texto: Cláudia Pinto, jornalista



Para maiores informações Clique aqui

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266