Facebook
Busca
Notícias
Incêndio atinge prédio comercial na Zona Oeste de SP

Veja mais...

Primeiros Resultados da Nova Lei do PMOC

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

Técnicos iniciam investigação sobre superbactéria


Data: 01-04-2011

Técnicos da Vigilância Sanitária do Estado e do Município realizam uma inspeção na manhã desta sexta-feira (01) no Hospital Geral do Estado (HGE) e no Hospital Universitário (HU) após o registro de uma morte pela superbactéria acinectobater. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) determinou hoje a investigação imediata do caso.

Ainda na noite de ontem (31), técnicos do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância da Saúde (CIEVS), estiveram no HU para fazer os primeiros levantamentos sobre episódio.

Dois pacientes diagnosticados com uma superbactéria no Hospital Universitário já chegaram ao HU contaminados, segundo a assessoria da instituição. Os dois haviam sido transferidos do Hospital Geral do Estado (HGE), onde teriam sido contaminados com a bactéria.

Um deles morreu, um homem idoso, que havia sofrido um derrame cerebral e estava com a saúde muito fragilizada. A outra paciente é uma jovem de 16 anos, vítima de acidente de trânsito, que estava internada no HGE e no dia 17 de março foi transferida para o HU, onde foi constatado que também estava com a superbactéria..

A superbactéria acinectobater, que já havia sido identificada em Alagoas, segundo a assessoria do HU, é resistente a vários tipos de antibióticos e é transmitida de paciente para paciente, ou até por profissionais de saúde que a “levam” de um local de trabalho para outro.

Essa bactéria se desenvolve principalmente em ambientes hospitalares e atinge com mais severidade pacientes com a saúde debilitada. Ela provoca infecções hospitalares graves e pode levar a óbito.

Em fevereiro deste mês, informou a assessoria, dois bebês foram diagnosticados com a bactéria. Eles foram internados na UTI Neonatal do HU, numa ala isolada, separada dos demais recém-nascidos.



Para maiores informações Clique aqui

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266