Facebook
Busca
Notícias
Incêndio atinge prédio comercial na Zona Oeste de SP

Veja mais...

Primeiros Resultados da Nova Lei do PMOC

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

Ar condicionado deve ser ligado mesmo no inverno; entenda


Data: 18-06-2013



Mesmo no inverno, ar condicionado do carro deve ser ligado para evitar problemas futuros
Foto: Shutterstock



17 de Junho de 2013•07h33

Com as temperaturas mais baixas em quase todo o Brasil nesta época do ano o ar condicionado dos carros ganha um folga. Mas atenção, mesmo em época frias, ele precisa ser ligado de tempos em tempos. Isso vai ajudar a prolongar a vida útil das peças e evitar problemas quando você mais precisar daquele ventinho gelado.



A recomendação é que o ar condicionado seja ligado pelo menos uma vez por semana por 10 a 20 minutos, diz Ernesto Miyazaki, proprietário da Arcon e integrante da Câmara de Ar Condicionado do Sindicado dos Mecânicos de São Paulo (Sindirepa). Isso possibilitará que as mangueiras, vedadores e selos de borracha fiquem sempre lubrificados graças ao óleo que circula no sistema misturado ao gás. A medida simples diminuiu o risco de rachaduras nas peças e os vazamentos, o principal motivo de problema no ar condicionado dos automóveis.



“Muita gente simplesmente esquece do ar durante o inverno. É importante ligá-lo, mesmo que seja na velocidade mínima. É fundamental o gás e o óleo circularem pelo sistema” observa Ernesto.



O inverno também pode ser uma boa época para fazer a revisão do ar, caso você nunca tenha feito. O recomendado é procurar uma empresa especializada para, principalmente, conferir o filtro de cabine, a peça responsável por evitar a entrada de impurezas no carro. O filtro, que também evita o mau cheiro, não tem data de validade exata. A durabilidade dele vai depender do modo de uso do motorista. Carros que andam em estradas mais poluídas ou empoeiradas, por exemplo, terão a peça comprometida mais rapidamente.



A revisão também vai checar se há vazamentos e conferir a pressão do gás. Só cuide para não cair em conversa fiada. O gás do ar condicionado não precisa ser trocado nem resposto se houver vazamento. Ele não gasta naturalmente nem perde o prazo de validade, como algumas pessoas dizem por aí.



Canarinho Press

Terra


Para maiores informações Clique aqui

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266