Facebook
Busca
Notícias
Incêndio atinge prédio comercial na Zona Oeste de SP

Veja mais...

Primeiros Resultados da Nova Lei do PMOC

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

Limpeza do ar-condicionado do carro evita rinite e asma


Data: 18-06-2013

Fonte: Eshoje
21 de Maio de 2013 às 10:37

O ar-condicionado se transformou em um dos acessórios mais valorizados pelos motoristas. Mas, o uso constante do aparelho sem a devida higienização pode afetar o bolso e a saúde de quem usa o veículo.

O filtro do ar-condicionado, chamado de filtro antipólen, retém impurezas vindas do ar externo e também pode acumular fungos e ácaros, o que pode piorar doenças como rinite e asma. Por isso, é recomendável fazer a limpeza do ar-condicionado a cada seis meses ou 10 mil km rodados.

Uma das novidades para higienização do ar-condicionado e também do interior do carro é o OxiClean, procedimento capaz de eliminar em meia hora as bactérias, fungos, vírus e ácaros, além de odores, como de cigarro e alimentos.

"O serviço é feito com uma máquina que absorve o oxigênio do ar ambiente e, por meio de uma descarga elétrica, dissocia esse oxigênio, produzindo ozônio e oxigênio ionizado, gás conhecido por seu poder germicida. Ao fim do processo, restará somente oxigênio no ar, sem resíduos e, o mais importante, sem a utilização de produtos químicos", destacou o diretor da Nacional Peças Roney Perin.

Dutos

Outra alternativa é a higienização comum, que consiste na limpeza dos dutos e aplicação de produtos químicos no interior do veículo. Ela deve vir acompanhada da substituição do filtro antipólen.

"Caso o veículo circule com frequência em estradas de chão ou seja exposto à fumaça, deve-se avaliar se a periodicidade da manutenção precisa ser reduzida para menos de seis meses. Uma dica para evitar o acúmulo de impurezas no sistema de ar-condicionado, nessas situações, é fechar a ventilação externa – recirculação", explicou o gerente de pós-vendas da Novavitoria (Chevrolet), Rogério Lopes.

Também é importante ficar atento a alguns sinais que revelam quando o ar-condicionado está acumulando sujeira em excesso. Se, ao ligar o aparelho, a pessoa começar a espirrar ou tossir, chegou a hora da limpeza. Outro sintoma é o mau cheiro.

Há casos em que o acúmulo de impurezas prejudica a passagem do ar, o que exige a retirada do painel do carro para uma manutenção mais completa. A troca de gás e óleo só é necessária se o equipamento perder eficiência, como afirmou o diretor da Nacional Peças.


Para maiores informações Clique aqui

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266