Facebook
Busca
Notícias
Incêndio atinge prédio comercial na Zona Oeste de SP

Veja mais...

Primeiros Resultados da Nova Lei do PMOC

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

Lei em BH já proíbe jaleco fora do ambiente de trabalho


Data: 10-06-2011



RAPHAEL VELEDA
DE BELO HORIZONTE

Belo Horizonte tem, desde março, uma lei que proíbe os profissionais da saúde de usarem o jaleco fora do ambiente de trabalho. Mas a regra não prevê nenhuma punição aos infratores. Hoje, reportagem da Folha mostrou que o governo de São Paulo também aprovou lei semelhante.

Governo de São Paulo veta uso de jalecos fora do trabalho

Em BH, o artigo do projeto de lei da vereadora Maria Lúcia Scarpelli (PC do B) que determinava a fiscalização foi vetado pelo prefeito Márcio Lacerda (PSB). "Lamento esse veto, que tirou a força da lei, mas, mesmo assim, houve uma mudança de atitude dos profissionais", afirma ela.

O veto foi apreciado pelo plenário da Câmara e mantido.

Para a vereadora, médicos, enfermeiros e farmacêuticos se sensibilizaram com a discussão em torno do tema. "Usando o jaleco eles levam bactérias dos hospitais para as ruas e também o contrário. É temerário", afirma.

"E esse cuidado está previsto no código de ética deles (médicos). É só respeitar", diz Scarpelli. "Mas, mesmo os que estão respeitando, tiram o jaleco mas levam debaixo do braço. É perigoso mesmo assim", completa.

O enfermeiro Jonas Aleluia, 28, concorda. "Pela parte sanitária é necessário, mas os hospitais não estão preparados. Eu trabalho em dois hospitais e não tenho armário, fica difícil. Mas agora eu estou levando na mochila", afirma.

Nos arredores da região hospitalar da capital mineira ainda se vê profissionais com a vestimenta, mas quem trabalha no local notou uma diminuição.

"Antes quase nenhum tirava (o jaleco) na rua, para comer, ir ao banco, essas coisas", conta a garçonete Flávia Angélica, 22. "Agora ainda vê, mas é mais raro. Eu diria que hoje é uns 30% do que era. E tá certo, a rua é suja e eles acabam levando essa sujeira para dentro", comenta ainda.

Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/928158-lei-em-bh-ja-proibe-jaleco-fora-do-ambiente-de-trabalho.shtml


Para maiores informações Clique aqui

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266