Facebook
Busca
Notícias
Incêndio atinge prédio comercial na Zona Oeste de SP

Veja mais...

Primeiros Resultados da Nova Lei do PMOC

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

Manutenção de ar condicionado


Data: 29-10-2013



Não importa qual a temperatura, o ar condicionado é uma comodidade que já se tornou essencial. Com a chegada do verão, os aparelhos que estavam desligados voltam a funcionar todos os dias. Mas o que muitos esquecem é que após meses sem uso eles precisam de alguns cuidados para não prejudicar a saúde e trabalhar de acordo.

O bom funcionamento do ar condicionado dependente da manutenção apropriada. Normalmente o aparelho retém parte das impurezas e renova o ar do ambiente, porém quando não sofre os cuidados necessários, a circulação do ar reduz e pode acontecer a emissão de maus cheiros. De acordo com Guilherme Maia, diretor comercial da TH Air, divisão especializada em ar condicionado do Grupo Tech House, empresa de tecnologias de ambientes e climatização, a limpeza do equipamento é fundamental para que a passagem do ar nos filtros e na serpentina funcione como o esperado. “O filtro quando sujo impede a passagem do ar, fazendo com que o sistema não trabalhe corretamente, e a sujeira na serpentina faz com que o ar não faça a troca de calor, prejudicando o funcionamento do sistema. Sem contar que o aumento do consumo elétrico se torna mais significativo”.

Segundo Maia não há como identificar as más condições da máquina senão pela a aparência do equipamento e instalações. Portanto, o ideal é tomar algumas precauções e cuidados básicos. “A limpeza do filtro é essencial para a qualidade do ar. De acordo com os fabricantes o filtro deverá ser limpo a cada duas semanas, isso se utilizado freqüentemente. Basta retirar o filtro do aparelho interno e limpar com um aspirador de pó ou lavando com água. Se a sujidade for persistente, pode-se lavar com um detergente neutro em água corrente. Após, sempre deixar o filtro na sombra para secar”, explica.

O diretor comercial da TH Air lembra que a freqüência de limpeza depende da freqüência de utilização. Porém, quem não utilizou o ar condicionado durante um longo período, além de limpar os filtros, deve deixar o aparelho em funcionamento no modo “desumidificação” por duas ou três horas. Isto secará os mecanismos internos. “O ar condicionado sendo bem cuidado, com as limpezas quinzenais e manutenção preventiva anual realizada por uma empresa qualificada, onde é feito o balanceamento da máquina e verificação das instalações de cabeamentos, dura entre 8 a 12 anos”. O importante é que o aparelho sirva seu propósito sem prejudicar a saúde dos usuários. Nem todas as máquinas oferecem o modo de “desumidificação”, portanto é interessante comprar em uma loja especializada que irá oferecer o produto que atenda as necessidades.



Fonte: redacao@primecomunicacao.com.br


Para maiores informações Clique aqui ou envie um e-mail para redacao@primecomunicacao.com.br.

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266