Facebook
Busca
Notícias
SP tem calor no fim de semana e virada do tempo no feriado

Veja mais...

Sobe para 21 o número de mortes provocadas por onda de calor no Canadá

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

CREA-PR alerta sobre a instalação e manutenção de aparelho de ar condicionado


Data: 30-10-2013



O crescimento da climatização de ambientes torna cada vez mais comum o uso de aparelhos ou sistemas de ar condicionado em residências ou espaços comerciais. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) alerta, no entanto, sobre a importância do acompanhamento profissional especializado no projeto, instalação e manutenção periódica destes sistemas.

Por definição, o processo de tratamento do ar é destinado a manter os níveis adequados de qualidade do ar interior para controle da temperatura, umidade, velocidade, material particulado e partículas biológicas. Em síntese, muito mais do que manter uma temperatura agradável, os sistemas de ar condicionado precisam manter a qualidade do ar de um ambiente.

Assim, a falta de limpeza nos filtros e dutos de ar refrigerado pode acarretar não somente o desgaste prematuro do equipamento como também o desenvolvimento de micro-organismos – fungos, bactérias e leveduras – que podem levar os ocupantes de ambientes climatizados a contraírem doenças respiratórias, infecciosas ou alérgicas, explica o engenheiro mecânico Rodrigo Fernando Munhoz, Assessor Técnico da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica do CREA-PR.

O Ministério da Saúde, através da portaria n° 3.523/98, determinou a elaboração de um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) para ambientes refrigerados. O plano contém medidas básicas para procedimentos de limpeza, remoção de sujeiras e manutenção da integridade e eficiência dos componentes dos sistemas de climatização para garantir a qualidade do ar e prevenção de riscos à saúde.

“Por isso, para evitar problemas, é fundamental contar com o acompanhamento de profissionais legalmente habilitados junto ao CREA-PR para todo o processo, que envolve o projeto, a instalação e manutenção periódica a cada seis meses de sistemas de ar condicionado”, recomenda o assessor.

O CREA-PR intensificará a fiscalização dos empreendimentos que possuem centrais de ar condicionado e sistema de refrigeração com objetivo de proteção da sociedade coibindo o exercício ilegal da profissão, afirma a gerente do Departamento de Fiscalização (DEFIS), Vanessa Moura. “A instalação e manutenção destes equipamentos é uma atividade técnica do Sistema CONFEA-CREA. As empresas e profissionais que atuam neste segmento devem estar registrados no CREA-PR, bem como recolher a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), conforme Lei Federal 6496/77, para os serviços prestados”, esclarece a gerente.

A instalação adequada e a manutenção periódica asseguram a qualidade do ar, contribuindo para a saúde dos usuários dos ambientes climatizados. Mais informações no site www.crea-pr.org.br


Fonte: contato@basicacomunicacoes.com.br


Para maiores informações Clique aqui ou envie um e-mail para contato@basicacomunicacoes.com.br.

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266