Facebook
Busca
Notícias
SP tem calor no fim de semana e virada do tempo no feriado

Veja mais...

Sobe para 21 o número de mortes provocadas por onda de calor no Canadá

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

Ar-condicionado: tranquilidade e conforto para os dias quentes do verão


Data: 17-01-2014





Para aguentar os dias mais quentes do ano, nada melhor que praia, sombra e água fresca. Para quem fica na cidade, um dos artifícios mais utilizados é o ar-condicionado. Tanto escritórios como residências já aderiram ao aparelho de climatização para fugir da sensação térmica escaldante das ruas. Mas será que uma exposição direta com o ar-condicionado faz mal à saúde? Utilizar o equipamento durante a noite é aconselhável?

As dúvidas referentes ao aparelho aparecem com mais intensidade nos meses de verão. De acordo com a Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV), os sistemas de ar-condicionado só fazem mal à saúde se não forem corretamente projetados e instalados ou se não tiverem manutenção correta e periódica, principalmente quanto à filtragem do ar e acúmulo de água de condensação.

- Tudo é uma questão de cuidados com os equipamentos, assim como fazemos com os nossos automóveis. Se pessoas que trabalham em um ambiente climatizado, por força de seu trabalho, tiverem de se deslocar continuamente de um ambiente climatizado para um não climatizado, haverá um choque térmico que o corpo humano sente, mas que na maioria dos casos não causam problemas - garante o diretor de Comunicação e Marketing da ASBRAV, César Augusto De Santi.
O especialista destaca que a faixa de temperatura adequada para uma climatização normal situa-se entre 21 e 23°C. Esta faixa de temperatura produz conforto térmico na maioria das pessoas sem causar choques-térmicos tão grandes no caso de mudança de ambiente. Acompanhe outras dicas para aproveitar os benefícios do ar-condicionado com mais tranquilidade e conforto.
Manutenção

Sempre é preciso fazer manutenção periódica nos equipamentos, pois o sistema de ar-condicionado necessita de limpeza, troca de filtros de ar, desobstrução de trocadores de calor e outras atividades. Cada fabricante estipula um período de manutenção sugerido.

Uso noturno do ar-condicionado

Na hora de dormir, é aconselhável que, alguns minutos antes, deixe-se o equipamento climatizando o ambiente com as portas fechadas, para normalizar a temperatura do ambiente. Depois, deixar no modo "ventilação", ou com a regulagem de temperatura na faixa média do termostato, garantindo assim uma temperatura agradável, sem exageros.

Escolha adequada do aparelho

O consumidor deve procurar lojas ou empresas que apresentem informações sobre as capacidades e aplicações de cada equipamento, bem como deve informar que tipo de ambiente deve ser climatizado. Alguns detalhes devem ser observados, como tamanho do ambiente (área e altura), posição solar, e, se possível, informar o número aproximado de pessoas que vão transitar pelo ambiente. É importante uma visita prévia do instalador ao local para verificar alguns itens como localização do equipamento, trajeto de tubulações de refrigerante e de drenagem e disponibilidade de energia elétrica.

Também é importante saber se o ambiente é de uso público e coletivo, pois tudo isto influencia na escolha do melhor tipo de sistema de ar condicionado, sejam equipamentos individuais ou de ar condicionado central. Estas escolhas estão diretamente ligadas à qualidade do ar interior.

Equipamentos barulhentos

Os sistemas de ar condicionado domiciliares, por força de avanços na tecnologia, estão cada vez mais silenciosos. Se ao adquirir e instalar um equipamento de ar-condicionado e depois de um tempo o mesmo se tornar mais barulhento, é necessário um exame de manutenção para saber o motivo do ruído.

Ar-condicionado no verão e no inverno

Se o consumidor adquirir um equipamento somente com o ciclo frio, vai usufruir apenas nos meses de verão. Para que isto não aconteça existem os equipamentos de ciclo quente/frio, para aproveitamento em todos os meses do ano.




Fonte: playpress@playpress.com.br


Para maiores informações Clique aqui ou envie um e-mail para playpress@playpress.com.br.

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266