Facebook
Busca
Notícias
Incêndio atinge prédio comercial na Zona Oeste de SP

Veja mais...

Primeiros Resultados da Nova Lei do PMOC

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

Uso de ar-condicionado exige mais cuidados no verão, alerta especialista


Data: 24-02-2014



Limpar o ar-condicionado pelo menos uma vez ao ano é importante (Foto: Reprodução/TV TEM)

Para quem é alérgico, sujeira pode trazer rinite e crises de asma.
Técnico em manutenção diz que ideal é limpar uma vez ao ano.


Com a onda de calor que faz em São José do Rio Preto (SP) e região, o uso do ar-condicionado, seja em casa ou no carro, tornou-se comum. O uso do aparelho deve ser compatível com a manutenção e a higienização do filtro de ar, que pode acumular fungos e bactérias se não for limpo. Desta forma, especialistas alegam que pode trazer riscos à saúde se não forem bem cuidados.

O aposentadado Odair Bisse não vive sem o ar-condicionado. Comprou logo dois, um para a sala, outro para o quarto, que são ligados diariamente neste verão. “Eu tinha ventiladores, mas de um ano para cá optei pelo ar-condicionado porque o ventilador não dava conta com tanto calor”, afirma Bisse.

Com termômetros registrando temperaturas acima dos 35ºC, todo mundo procura ambientes mais frescos para ficar e isso aumenta a exposição ao ar-condicionado. O problema é a falta de manutenção dos aparelhos. “O ar-condicionado sujo pode dar doenças respiratórias, para quem é alérgico, pode dar crises de rinite e asma. Para quem não é pode dar uma infecção das vias respiratórias, como gripe, sinusite, até pneumonia”, afirma a médica Ariane Yamanari.

Para evitar doenças, é preciso fazer a limpeza do aparelho pelo menos uma vez ao ano. Já o filtro do ar, uma vez por mês.

O ar-condicionado do carro também precisa ser limpo periodicamente. Em média, essa manutenção custa R$ 80.

A manutenção garante também um funcionamento melhor equipamento. “É primeiramente pela saúde, pois o ar junta muitos fungos e bactérias. Além disso, com a limpeza, ele gela melhor”, diz a secretária Zenaide Viana.

O técnico em manutenção Osvaldo Viana explica que ar-condicionado esconde muitos perigos. “Sujeira, poeira, ácaros, fungos, bactérias, tudo existe no filtro do ar então é importante a limpeza. Com isso, o aparelho vai ter um rendimento bom, vai respirar um ar puro”, diz Viana.



Para maiores informações Clique aqui

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266