Facebook
Busca
Notícias
Incêndio atinge prédio comercial na Zona Oeste de SP

Veja mais...

Primeiros Resultados da Nova Lei do PMOC

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

Respire com qualidade: faça a manutenção do ar condicionado


Data: 17-02-2011

Os aparelhos de ar condicionado tão requisitados no verão, caem no esquecimento nas épocas mais frias. Mas como todo aparelho também necessita de manutenção. Ignorar a limpeza do ar condicionado pode trazer danos às vezes irreversíveis para a saúde. Fungos, bactérias, sujeiras e partículas sólidas vão se acumulando comprometendo a qualidade do ar e com isso a saúde de quem o respira.

Dados alarmantes confirmam que mais da metade dos sistemas de ar condicionado no país não funcionam segundo as normas internacionais. A Organização Mundial da Saúde constatou que uma se uma pessoa freqüenta shoppings, supermercados e trabalha em escritório, ela passa pelo menos 50% de sua vida em ambientes climatizados. E a tendência é piorar com as temperaturas cada vez mais altas!

Os primeiros a sentir as conseqüências da falta de cuidados com o ar condicionado são as pessoas que apresentam uma saúde debilitada por qualquer tipo de alergia respiratória. Porém não são os únicos que sofrem. Imagine se nós pudéssemos enxergar o ar que respiramos? Ainda sim poderíamos não acreditar na agressão à nossa saúde devido ao ar que inalamos: uma variedade sem fim de ácaros, fungos, partículas de pó e sem esquecer dos gases tóxicos.
Respire com qualidade: faça a manutenção do ar condicionado Respire com qualidade: faça a manutenção do ar condicionado


Preocupação com a saúde

Segundo o engenheiro da Associação Brasileira de Refrigeração- Ar condicionado - ventilação e aquecimento, Dr. Osvaldo de Siqueira Bueno, o cenário fica ainda pior quando há água ou umidade dentro do aparelho, o que propicia a formação da vida microbiológica. "Alguns microorganismos morrem na atmosfera, outros ficam em estado latente aguardando a situação propicia para se desenvolver.", diz Dr. Osvaldo.

Pneumohila Legionella

A bactéria que debilita a saúde e leva a morte
Uma das mais comuns e perigosas bactérias é a Pnemophila Legionella péssima para a saúde das pessoas e que já foi responsável por um número elevado de mortes em todo mundo. A primeira vez foi em 1976 em uma convenção nos Estados Unidos. Já na Inglaterra cerca de 200 casos por ano são diagnosticados. Um caso divulgado recentemente no Brasil é de uma nutricionista de 23 anos que teve amputado os dedos dos pés e a ponta dos dedos das mãos após sofrer uma infecção generalizada devido ao quadro de pneumonia adquirida pela bactéria. A nutricionista ficava muito tempo em locais com ar condicionado. Outro caso conhecido aconteceu em 1998, com o então ministro das Comunicações Sergio Motta que contraiu a bactéria, disseminada inclusive pelo ar condicionado e morreu.

Dr. Osvaldo Siqueira afirma que a Legionella se desenvolve em águas mais aquecidas como a água do sistema de condensação do ar condicionado: "de 20° C a 45°C é a faixa ideal para proliferação, até 20°C, ela permanece em estado dormente.", diz Siqueira.

Porém, não há motivos para pânico, o engenheiro afirma que uma pessoa com boa saúde tem defesas no organismo para prevenir a doença. "É importante dizer que sempre será encontrado certa quantidade de Pneumophila Legionella nos aparelhos de ar condicionado, o que devemos fazer é impedir seu desenvolvimento, a produção de aerossóis ou até a inalação de gotas de água. Por isso a limpeza do ar condicionado é tão importante, qualquer lugar que não é limpo acumula partículas ou pó que podem provocar reações alérgicas nas pessoas. Tudo vai depender da saúde de seu sistema imunológico.", finaliza Siqueira. Cuide-se! Faça a manutenção dos aparelhos de ar condicionado e procure saber se na sua empresa essa limpeza é feita periodicamente.


Por Tatiana Renna


Para maiores informações Clique aqui

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266