Facebook
Busca
Notícias
Incêndio atinge prédio comercial na Zona Oeste de SP

Veja mais...

Primeiros Resultados da Nova Lei do PMOC

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

O ar condicionado e seu trabalho de amenizar o calor


Data: 06-04-2014

Por Joca Rezen | Yahoo Contributor Network – ter, 11 de mar de 2014



Com as altas temperaturas enfrentadas neste último verão, o brasileiro tentou de todas as formas fugir do calor. Afinal, há 10 anos não sentia-se tanto calor por aqui. Isso fez com que a venda de ventiladores e de aparelhos de ar condicionado disparassem. Em algumas lojas as vendas tiveram um aumento que ultrapassaram os 100%, em comparação ao verão passado.

"Nos primeiros quinze dias de janeiro de 2014, as lojas físicas de Casas Bahia e Ponto Frio venderam a mesma quantidade de ventiladores, climatizadores e aparelhos de ar-condicionado do que durante todo o mês de janeiro de 2013. Devido ao aumento expressivo de demanda no início de 2014, algumas lojas esgotaram seus estoques", informa Mariana Lemos, assessora de imprensa da Via Varejo, empresa que controla a venda das lojas físicas das duas redes.


Mas de todas as opções de aparelhos disponíveis no mercado para mandar o calor "pras cucuias", a criação do engenheiro mecânico norte-americano Willis Carrier, de 1902, o ar condicionado, ainda é o sonho de consumo de muitos brasileiros. Ao contrário do que muitos pensam, são muitos os tipos de aparelhos, mas podemos subdividi-los em 3 categorias:

Janela: instalado em um buraco na parede, possui condensadora e evaporadora no mesmo gabinete.

Split: possui evaporadora (dentro do ambiente) e condensadora (fora do ambiente) separados, porém, são mais silenciosos e econômicos que os de janela, apesar de custarem mais caro.

Portátil: ideais para pequenos espaços, podem ser mudados de lugar com muita facilidade, além de não necessitar de instalação.

Apesar dos aparelhos de ar condicionado sanarem o problema das altas temperaturas, eles causam o ressecamento do ar, já que, em contato com o frio, a umidade do ar se condensa em gotas dentro do aparelho, o que causa desconforto e irritação em muitas pessoas.

Mas esses aparelhos não tem somente a função de diminuir a temperatura de um determinado ambiente, eles também possuem a função de aquecimento de ambiente, desumidificação (diminui a umidade do ar), ventilação e circulação de ar. Mas a função que mais chama a atenção de seus compradores ainda é a de refrigerar ambientes.

O sistema de refrigeração é parecido com o da geladeira. O ar ambiente é sugado para um conjunto de serpentinas cheias de uma substância líquida refrigeradora à uma temperatura de 7ºC, formada por uma mistura de cloro, flúor e carbono, chamada R-22. Ao absorver o calor do ar, o R-22 evapora virando um gás e o ar resfriado é mandado para o ambiente. O gás de R-22 vai para um compressor e, sob pressão, é aquecido a 52ºC e enviado a um condensador do lado de fora do aparelho onde perde calor e se torna líquido novamente. Devido à alta pressão, ele se condensa até chegar aos 7ºC iniciais. É aí que um ventilador sopra o ar quente para fora e o líquido refrigerador está pronto para reiniciar todo o processo.

O aparelho não tem contra-indicação e sua utilização sem risco à saúde depende de manutenção regular. "Em residências, o ideal é limpar o filtro no mínimo uma vez por mês e realizar a limpeza geral uma vez por ano. Se for utilizado todos os dias e o ambiente tem muito pó, o ideal será essa limpeza de seis em seis meses. Se não houver manutenção ele acumula fungos e pode causar doenças graves", alerta Sebastião Ferreira de Queiroz, técnico em manutenção de aparelhos de ar condicionado. O profissional ainda sugere que o aparelho não seja ligado na mesma tomada que outros aparelhos, para maior segurança de seus usuários. Tomando esses cuidados, todos podem se refrescar de forma segura e saudável.


Para maiores informações Clique aqui

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266