Facebook
Busca
Notícias
SP tem calor no fim de semana e virada do tempo no feriado

Veja mais...

Sobe para 21 o número de mortes provocadas por onda de calor no Canadá

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

Turistas podem dormir em colchonetes e sem ar condicionado


Data: 28-05-2014



Apenas para o jogo entre Chile e Austrália, dia 13 de junho, em Cuiabá são esperados 34 mil turistas de outros estados e países. Sendo que a rede hoteleira, contando os municípios em um raio de até 200 quilômetros da Capital oferecem apenas 23 mil leitos. Para suprir esse déficit de 11 mil vagas já foram apresentadas hospedagens alternativas como camping e motéis. Agora a nova opção de alojamento dos turistas são as escolas estaduais e municipais aparamentadas com colchonetes.

A informação foi revelada pelo secretário Municipal de Turismo Marcus Fabrício em entrevista coletiva no salão nobre do Palácio Alencastro, na tarde dessa quarta-feira (21). A opção anterior para um incremento entre 2.500 e 5.500 vagas de dormitório eram as universidades. Porém tanto a Unic, com aula até dia 16 de junho, quanto a UFMT que alegou obras durante o período não aceitaram receber os turistas. Por isso, agora a Secretaria da Copa, Prefeitura e Estado recorrem às escolas estaduais e municipais como alojamento gratuito para turistas.

Segundo Maurício, as prioridades para hospedagem dos visitantes são das escolas estaduais próximas ao estádio, pois as unidades do Estado possuem condicionadores de ar. Cerca de cinco escolas devem ser selecionadas para abrigar os turistas em colchonetes, que serão pagos pelo Governo do Estado.

Com déficit de leitos, motel é opção para hospedar turistas

“Essas vagas não serão divulgadas, elas serão para os turistas que não conseguirem hospedagem. Esses devem solicitar um ‘voucher’, em um dos quatro Centros de Atendimento ao Turista, ou a voluntário no estádio, Arena Cultural ou Fan Park”, explicou Fabrício. Mesmo com a confiança na alternativa das escolas o secretário ainda conversa com igrejas para o alojamento de visitantes.

Público

O gestor contou que 70% do publico na Arena Pantanal no confronto entre Chile e Austrália será estrangeiro. Visto que o estádio conta com capacidade para 42 mil pessoas serão 28 mil turistas de fora do Brasil, mais 14% de visitantes de outros estados da federação para o mesmo, ou seja, seis mil pessoas. Enquanto, no jogo do dia 24 de junho entre Colômbia e Japão, 62% do público será estrangeiro.

“O ministério do Turismo tinha alta expectativa de visitantes em dois jogos, Itália e Inglaterra em Manaus e México e Brasil em Fortaleza, porém isso não se cumpriu. Por outro lado os jogos com as seleções do Chile e Colômbia em Cuiabá atraíram muito o público externo”, conta o gestor.

Para complemtentar as 23 mil vagas da rede hoteleira, existe a expectativa de criação de mais de 15 mil leitos de hospedagem alternativa contando com a opção das escolas. Sendo esses:

Programa"Cama e Café": 400 residências e 1.500 leitos cadastrados

Programa "Aluguel Temporário: 3.000 leitos

Plataforma online airbnb.com.br : entre 3.000 e 6.000 mil leitos

Camping: 2.300 leitos

Escolas estaduais (com ar) e municipais: 2.500 a 5.500 vagas


Para maiores informações Clique aqui

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266