Facebook
Busca
Notícias
Incêndio atinge prédio comercial na Zona Oeste de SP

Veja mais...

Primeiros Resultados da Nova Lei do PMOC

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

Atlas Copco inaugura novas plantas e recebe certificação de construção sustentável na Índia .


Data: 28-05-2014

A Atlas Copco inaugurou duas novas plantas no começo deste ano. Na Holanda, mais especificamente em Oosterhaut, entrou em operação uma nova unidade de produção, que vai fornecer soluções de engenharia personalizada para sistemas de purificação de ar e gases, além de atualização de biogás. Entre os mercados atendidos estão indústrias petroquímica, naval e de tratamento de águas residuais.

"Tratamento de ar e gás, incluindo a geração de nitrogênio e a atualização de biogás, são segmentos de crescimento importantes para nós", diz Rob van den Hout , Gerente Geral da Atlas Copco Air & Gas Purification. "Através da nossa nova unidade, estaremos ampliando a nossa oferta de produtos e serviços, a fim de atender melhor e mais rapidamente a todos os nossos clientes." A instalação de purificação de ar e gás na Holanda emprega cerca de 80 pessoas e é uma parte da divisão de qualidade do ar dentro de Atlas Copco Compressor Technique.


Nova planta da Atlas Copco em Oosterhaut, na Holanda.

Outra unidade que entrou em operação é a nova fábrica na Índia. Referência para o design sustentável e práticas de produção enxuta, essa planta foi construída para produzir compressores industriais de 5 a 9 kW e compressores portáteis de 85 a 1350 cfm. O complexo, de 19 mil metros quadrados, inclui edificações espalhadas por 23 hectares. O tempo total do desenvolvimento do projeto foi de 18 meses, sem qualquer acidente de trabalho e com mais de um milhão de horas de operações sem acidentes.

Construída de acordo com o nível global para construções sustentáveis, dentro dos padrões estabelecidos pelo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), a planta foi certificada recentemente pelo CIGB (Indian Green Building Council) como construção sustentável. Entre os fatores que contribuem para essa atribuição, estão o design e a tecnologia eficiente em termos de energia para limitar o impacto ambiental e otimizar o uso de recursos naturais durante a fase de construção e também durante as operações da fábrica.

O sistema de aproveitamento de águas pluviais, por exemplo, assegura que a água da chuva se recolha em uma piscina natural, cuja água é utilizada para completar os lençóis freáticos locais durante os períodos de seca, comuns na região. O projeto faz com que a luz do dia seja aproveitada ao máximo, eliminando a necessidade do uso de lâmpadas durante o dia, porém sem produzir sombras ou aquecer demais os ambientes. Também a ventilação é aproveitada ao máximo em fluxos de ar pra estabilizar a temperatura, sem a utilização de um sistema caro de ar condicionado.


Nova fábrica da Atlas Copco em Chakan, Índia.

Todo o fluxo de trabalho e as questões logísticas envolvidas foram pensados na concepção do prédio, cuja planta otimiza, por exemplo, o transporte de mercadorias que chegam e que são despachadas, aproveitando ao máximo os recursos utilizados. Outras características da fábrica vão de encontro ao conceito de produção sustentável, como linhas de produção menores e mais eficientes. A nova fábrica apoiará a Atlas Copco em um almejado crescimento no mercado indiano nos próximos anos.

Outra iniciativa da empresa para ampliar ainda mais sua presença global é a participação já confirmada no evento ConExpo/Con-Agg 2014, que reúne anualmente indústrias do mercado da construção comprometidas com o crescimento sustentável. Este ano, o evento será em Las Vegas, nos Estados Unidos, de 4 a 8 de março. Saiba mais no site: www.conexpoconagg.com

Fundada em 1873, a Atlas Copco é uma multinacional de origem sueca especializada em produtos e serviços que abrangem desde equipamentos de ar e gás comprimido, geradores, equipamentos de construção e mineração, ferramentas industriais e sistemas de montagem até serviços relacionados, como pós-venda e aluguel.
Em 2014 a Atlas Copco, classificada como uma das empresas mais inovadoras, sustentáveis e éticas do mundo, comemora 141 anos de crescimento lucrativo. No início a empresa fazia produtos para estradas de ferro, mas o “core business” da Atlas Copco remonta aos primeiros anos do século XX quando foram fabricadas os primeiros compressores, ferramentas e perfuratrizes. Hoje, o Grupo Atlas Copco tem posições de líder mundial nestas áreas e muitas outras. A Atlas Copco oferece suporte a clientes em 180 países, com operações próprias em 90 deles. Leia a história da empresa que acredita que “Há sempre uma maneira melhor” em www.atlascopco.com/history


Fonte: Fernanda Gehrke NOTÍCIAS - Demais


Para maiores informações Clique aqui

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266