Facebook
Busca
Notícias
Incêndio atinge prédio comercial na Zona Oeste de SP

Veja mais...

Primeiros Resultados da Nova Lei do PMOC

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

Ar condicionado em dia


Data: 16-06-2014



Diário do Sudoeste
Paloma Stedile

Confira quais as manutenções que devem ser feitas com o seu aparelho, garantindo o seu bom funcionamento


No próximo mês inicia o inverno e, com as baixas temperaturas, são necessários alguns aliados, como aquecedores e aparelhos de ar condicionados, para manter o ambiente mais agradável. Contudo, se você tem um ar condicionado, é fundamental que sejam tomados alguns cuidados, a fim de garantir o seu bom funcionamento.
De acordo com a proprietária de uma empresa especializada em ar condicionado, Silvana Pastro, uma das medidas é manutenção periódica do aparelho. "Todos os tipos de aparelho, seja split, de janela ou portátil, precisam ter os seus filtros higienizados. Esse processo, que é realizado pelo próprio dono do aparelho, pode ser feito em um intervalo de tempo entre 30 a 60 dias, dependendo da quantidade de tempo que é utilizado. Por exemplo: se o seu ar condicionado é usado diariamente, o ideal é que a manutenção seja feita uma vez por mês", recomendou.
Mas como o proprietário do aparelho pode fazer essa higienização? Segundo Silvana, é algo muito simples. Ela disse que é só abrir o painel, retirar os filtros e lavá-los. "Uma questão muito simples, sendo que para a limpeza basta colocar os filtros embaixo da torneira e lavá-los com uma esponjinha. Para secar, deve-se chacoalhá-lo, secando-o com um pano", descreveu.
Ela falou que, com essa medida, são retiradas todas as impurezas que há no ambiente e que são absorvidas pelo ar condicionado. "Ali são retidos pó, pelos de roupa, enfim, tudo o que vem junto com o ar, o qual é absorvido pelo aparelho na parte superior e é jogado para baixo", acrescentou Silvana, que disse também que esta recomendação vale para todos os modelos de ar condicionado. "Eles têm diferentes funcionamentos, mas a manutenção é a mesma".
Limpeza geral
Silvana também aconselha para que seja feita a manutenção mais profunda nos aparelhos. "Esta deve ser realizada a cada seis meses ou, no mínimo, uma vez por ano. Esse tipo de manutenção é feita por lojas especializadas, que fazem uma limpeza geral nele, tanto da unidade interna, quanto da externa. Em casos de cozinhas de lanchonetes e restaurantes, esta limpeza deve ser feita uma vez por mês, devido à gordura existente no ambiente. Mas é fácil, não é nada complicado", explicou.
Necessidade
Silvana disse que esses cuidados com o ar condicionado são fundamentais para garantir o seu bom funcionamento. "Se você não o mantiver limpo, ele não funcionará direito, já que com os filtros sujos, por exemplo, fará com que o aparelho renda menos. Ou seja, supondo que o meu aparelho estivesse com os filtros sujos, se eu o colocar para aquecer, ele não irá aquecer. A mesma coisa acontece no verão. Você vai colocá-lo para resfriar e sentirá que não está gelando, porque ele está sujo. Sem contar que o aparelho começa a pingar e apresentar um monte de defeitos, tudo devido à sujeira", esclareceu.
Além disso, ela lembra que outra consequência de deixar o ar condicionado sem a manutenção necessária é o consumo de energia, que é sempre maior. "Isso porque, ele vai trabalhar forçado, demorando mais para atingir a temperatura, isso se ele atingir. Ainda, a sujeira pode levar à queima do motor, do compressor, prejudicando realmente o aparelho. Além é claro da saúde, que pode causar problemas respiratórios", complementou.
Ela ainda acrescenta dizendo que o processo de limpeza geral não é demorado. "O processo em si leva entre uma tarde a um dia, dependendo do grau de sujeira existente. Mas reforçando, esta manutenção profunda deve ser feita por pessoas capacitadas, já que o aparelho é desmontado e lavado com máquina de pressão e produtos específicos. Com esses cuidados, certamente o produto funcionará da melhor maneira possível", concluiu.


Para maiores informações Clique aqui

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266