Facebook
Busca
Notícias
SP tem calor no fim de semana e virada do tempo no feriado

Veja mais...

Sobe para 21 o número de mortes provocadas por onda de calor no Canadá

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

Dicas para sobreviver ao calor


Data: 13-11-2014

Ao sol, a temperatura passa dos 40 graus. Fritar ovo no asfalto quente pelo sol não é mais motivo de curiosidade: ninguém suporta ficar perto para ver.

Algumas dicas para melhorar um pouco a qualidade de sua vida nestes dias infernais:

Tome tantos banhos quantos forem possíveis. Se sentir excesso de calor coloque um pano molhado na testa, em torno do pescoço.

Deixe os jeans de lado, prefira roupas leves, de tecidos naturais e cores claras. Protetor solar e óculos escuros são imprescindíveis. Use também chapéu e sombrinha se tiver que se expor ao sol.

Beba muita água: ela repõe minerais perdidos com o suor, ajuda a regular a temperatura do corpo. Tontura, vômitos, dor de cabeça, confusão mental: podem ser sintomas de desidratação. Se reidratar não resolver, procure um médico.

Por esses dias quentes é recomendável evitar café e bebidas alcoólicas. Eles contém cafeína que é diurética e facilita a desidratação. Prefira bebidas eletrolíticas. Prefira refeições leves com muita verdura e frutas da estação, pois elas contém bastante líquido. Fuja da refeição rica em proteína: ela acelera o metabolismo e esquenta o corpo. Evite usar muito forno e fogão – eles aquecem ainda mais o ambiente, multiplicando o calor.

Um truque para aplacar o calor é o do borrifador cheio de água gelada. Espirre no seu rosto, corpo. Serve também para amenizar o calor das crianças.

Evite trabalhos pesados, principalmente ao sol. Um truque para refrescar em casa é o da bacia de água na frente do ventilador.

A casa ou o local de trabalho, se não têm ar condicionado, precisa de correntes de ar. Bloqueie o sol com as cortinas, mas abra as janelas do lado que venta Quando mais baixo o local onde você estiver, melhor. O ar quente sobe.

Para seus amigos bichos, muita água. E banhos sempre que possível, além de um ventilador estratégicamente localizado. Se com a pele nua você sente calor, imagine eles que têm pelos ou penas em quantidade.


Para maiores informações Clique aqui

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266