Facebook
Busca
Notícias
SP tem calor no fim de semana e virada do tempo no feriado

Veja mais...

Sobe para 21 o número de mortes provocadas por onda de calor no Canadá

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

Fórum da Vigilância Sanitária do ABC busca compartilhar experiências


Data: 27-10-2014

Brenno Souza

Santo André abriu abriu nesta terça-feira (14) o VII Fórum de Vigilância Sanitária do Grande ABC, que está sendo realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. O objetivo é compartilhar experiências e conhecimentos entre as sete cidades da região.

Homero Nepomuceno, secretário de saúde de Santo André, acredita que nem todo mundo não têm noção da importância dos serviços de vigilância e proteção à saúde da comunidade. "A vigilância é responsável pela fiscalização, pela criação de padrões e parâmetros para que tenhamos serviços e produtos de qualidade", explica. Bares, restaurantes, lanchonetes, hospitais, clinicas, consultório, mercado, ambiente de trabalho são os locais fiscalizados.

"Procuramos novos métodos de atuação da vigilância, com trabalho preventivo e educativo, para que os estabelecimentos se organizem e nós tenhamos uma vida com menos riscos", explica.

Para o secretário, muitas vezes a vigilância é mal compreendida, porque acaba sendo a área da saúde que é considerada chata, que exige a criação de de regras e condições. "Os comerciantes e industriários reclamam por gastar mais e ter que investir em detalhes da vigilância, mas temos que ter o foco no bem comum, para criar mecanismos de melhorias das condições de atuação da vigilância", relata Nepomuceno.

"Nas doenças transmissíveis, acredito que a dengue seja o principal fator. Por conta das condições de descarte de resíduos, problemas que favorecem a proliferação do vírus", explica. Do ponto de vista do meio ambiente, o principal fator é a poluição do ar. Sobre as condições de comercialização de produtos, mercados, feiras, cozinhas industriais são os focos de atenção. "A importância da vigilância para a saúde é extrema e os municípios precisam continuar investindo em melhoras de suas equipes", finaliza.

Sandra Azevedo, coordenadora de vigilância sanitária de santo André, afirma que o fórum serve para a integração das vigilâncias. "Discutir problemas e ações de municípios que deram certo ou não, O fórum serve para repartir conhecimento. Os municípios são muito próximos e precisam uns dos outros", opina.

Por ter muitos estabelecimentos do setor de serviços, como comércios, bares e restaurantes. A coordenadora afirma que o município tem dificuldade de dar conta de toda essa quantidade de estabelecimentos. Segundo a coordenadora, a fiscalização já vem sendo intensificada.


Para maiores informações Clique aqui

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266