Facebook
Busca
Notícias
SP tem calor no fim de semana e virada do tempo no feriado

Veja mais...

Sobe para 21 o número de mortes provocadas por onda de calor no Canadá

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

OMS CONSIDERA SURTO DE LEGIONELLA GRANDE EMERGÊNCIA DE SAÚDE PÚBLICA


Data: 13-11-2014

11 NOVEMBRO 2014 // NUNO NORONHA // NOTÍCIAS // LUSA

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou esta terça-feira como “uma grande emergência de saúde pública” o surto da doença do legionário em Portugal que já matou cinco pessoas e afetou 235 em menos de uma semana.


“Este é o maior surto de doença do legionário em Portugal e é considerado uma grande emergência de saúde pública”, afirmou Christian Lindmeier, porta-voz da OMS, citado pela agência France Presse.

A OMS indica ainda que a origem do surto não foi por enquanto detetada lembrando que, como medida de precaução, foram encerradas as torres de refrigeração da área afetada.

"A água municipal foi verificada e considerada segura", acrescentou o mesmo porta-voz, adiantando que não há risco na água potável da zona afetada.

A legionella, que provoca pneumonias graves e pode ser mortal, foi detetada na sexta-feira no concelho de Vila Franca de Xira, tendo provocado a infeção em mais de 230 pessoas e a morte de cinco.

Todos os casos, de acordo com a Direção-geral da Saúde, "têm ligação epidemiológica ao surto que decorre em Vila Franca de Xira".

A doença do legionário transmite-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

No sábado, o Ministério da Saúde anunciou um plano de contingência para lidar com o surto e iniciou-se um inquérito epidemiológico.


Para maiores informações Clique aqui

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266