Facebook
Busca
Notícias
SP tem calor no fim de semana e virada do tempo no feriado

Veja mais...

Sobe para 21 o número de mortes provocadas por onda de calor no Canadá

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

Está com sono no Trabalho? Pode ser o excesso de CO2


Data: 04-12-2015



José Eduardo Mendonça - 14/08/2013 às 10:54
Níveis altos do gás afetam concentração



Quem trabalha em prédios mais modernos sabe como são aquelas longas reuniões em salas onde as janelas não abrem e os termostatos são regulados como se quer, para economizar energia. Chega uma hora em que dá um sono quase invencível.

Estes ambientes artificiais podem estar resolvendo alguns problemas, mas causando outros, como se descobre agora. De acordo com cientistas americanos do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, altos níveis de dióxido de carbono em escritórios e salas de aula afetam nossa concentração e nossa capacidade de tomar decisões.

A fonte primária de CO2 em ambientes fechados são as pessoas. Do lado de fora, as concentrações típicas são de 380 partes por milhão. Dentro de salas, elas podem chegar a milhares. Estes níveis são resultado em parte de ventilação precária, pela necessidade do corte de consumo de energia nos edifícios.

No Instituto Fraunhofer de Circuitos e Sistemas Microeletrônicos em Duisburg, na Alemanha, pesquisadores vem tentando encontrar modos de diminuir a poluição interna.

O instituto, trabalhando com a empresa Athmer, projetou uma vedação nas portas que mede as concentrações de CO2. Um sensor registra os dados e, quando se alcança um limite, o sistema de ventilação é ligado, trazendo oxigênio novo para os cérebros cansados, conta o Tree Hugger.

Foto: normalityrelief/Creative Commons





Para maiores informações Clique aqui

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266