Facebook
Busca
Notícias
SP tem calor no fim de semana e virada do tempo no feriado

Veja mais...

Sobe para 21 o número de mortes provocadas por onda de calor no Canadá

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

Sensação chegou a 46ºC


Data: 28-02-2016



Sombrinhas passaram a ser acessórios indispensáveis para muitas pessoas em dias de sol forte - Foto:Priscila Loch/Notisul



Quanto mais úmido, maior a sensação de calor. E realmente está ficando mais quente com o passar dos anos!


27 de Fevereiro de 2016 às 00:39min


Priscila Loch
Tubarão

A impressão que se tem é que por muito pouco não vai mais ser possível respirar. A sensação de abafamento dos últimos dias tem feito muita gente esquecer que faltam apenas três semanas para o fim do verão. A temperatura máxima registrada em Tubarão nesta sexta-feira foi de 36°C, com sensação térmica de 46ºC, às 14h50min, conforme registro da estação da Secretaria de Proteção e Defesa Civil da prefeitura.

A ‘culpa’ por esse clima abafado é da umidade relativa do ar, que chegou a 77% por volta das 16h45min. Quanto mais úmido, maior a sensação de calor. “O nosso corpo esquenta e manda calor para o ar. E, quando está muito quente fora, a tendência é a gente suar. Se o ar tem umidade, o suor fica no nosso corpo, não vai para a atmosfera, que está saturada”, explica o climatologista Rafael Marques, secretário de Defesa Civil em Tubarão.

O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram) da Epagri indica temperaturas máximas extremas para este sábado em toda a região. Isso significa que podem ficar muito acima da média, no comparativo com a mesma época nos últimos anos. O Índice Ultravioleta (IUV), que mede a intensidade da radiação solar, estava no nível moderado nesta sexta-feira, o que deve se repetir sábado e domingo.

Muitas pessoas se perguntam se procede o sentimento de que tem ficado cada vez mais calor com o passar dos anos? A resposta é sim! “As cidades estão aumentando, e automaticamente o calor aumenta. O ar-condicionado também joga o ar quente para a rua. Para esfriar a sala com o ar, tem que aquecer fora. São ilhas de calor, que estão aumentando em torno das cidades”, esclarece Rafael, lembrando que o clima também possui épocas cíclicas.

E não esqueça: depois do início do outono, ainda tem o veranico de maio!!!


Para maiores informações Clique aqui

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266