Facebook
Busca
Notícias
SP tem calor no fim de semana e virada do tempo no feriado

Veja mais...

Sobe para 21 o número de mortes provocadas por onda de calor no Canadá

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

Cuidados no frio precisam ser redobrados


Data: 23-05-2016



Guarnições da PM orientam motoristas em pontos turísticos da região. - Foto: Polícia Militar de Santa Catarina/Divulgação/Notisul.


Vidros embaçados, estradas escorregadias e neblina são alguns dos fatores de risco.

Tubarão

Santa Catarina já foi eleita oito vezes como o melhor Estado para viagem e turismo. Nossa região está em um ponto considerado estratégico. No verão, é possível ir para praias e cachoeiras em poucos minutos. No inverno, é só subir a serra para curtir o frio.

Mas os motoristas precisam ter alguns cuidados a mais quando forem pegar a estrada nessa época. Na madrugada de sábado, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Tubarão atendeu três saídas de pistas na BR-101 devido a incidência de nevoeiro.

Os acidentes ocorreram na Cidade Azul, Sangão e Jaguaruna, quando os motoristas perderam o controle e caíram no canteiro central. Nestes acidentes, ninguém sofreu ferimentos, mas é preciso atenção redobrada.

É importante limpar o para-brisa, janelas e os faróis dianteiros e traseiros. Conseguir visualizar os outros veículos e ser visto é essencial. Isso vale também para quando os vidros ficam embaçados.

Devido às temperaturas baixas, os vidros (gelados) costumam ficar fechados e há pouca circulação de ar. Por isso, é preciso ligar o ar-condicionado no quente e aguardar as gotas se evaporarem.

O frio também exige mais da bateria. Caso o carro demore a ligar, é um sinal que uma troca pode ser necessária. Se a bateria falhar, é preciso recarregá-la por 24 horas por meio de carga lenta.

Outro aparelho afetado são as palhetas dos limpadores de borracha, que ressecam devido à falta de umidade. Elas devem ser trocadas a cada três meses. Para ajudar na limpeza e deslizamento no vidro, pode-se misturar um pouco de detergente neutro na água do reservatório.

Como evitar acidentes
A Polícia Militar de Santa Catarina lançou algumas dicas para evitar acidentes nas rodovias. Em primeiro lugar, é preciso fazer um check-up no veículo, verificar se os pneus estão em boas condições e se a calibragem está adequada, sem esquecer-se do estepe. Como ao longo do trajeto terá paisagens inesquecíveis para admirar, estacione o carro ou motocicleta em um local seguro, de preferência mirantes. Porém, evite parar em acostamentos estreitos. Quando houver neblina ou cerração, dirija devagar e com os faróis ligados. Caso houver fluxo intenso de trânsito, aumente a distância do automóvel da frente.

FONTE: NotiSul - Um Jornal de Verdade


Para maiores informações Clique aqui

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266