Facebook
Busca
Notícias
Incêndio atinge prédio comercial na Zona Oeste de SP

Veja mais...

Primeiros Resultados da Nova Lei do PMOC

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

CENU poupa quase 50% no consumo de água e energia elétrica com retrofit da central de ar condicionad


Data: 13-01-2017

Terça, 10 Janeiro 2017 14:25 Escrito por Rosa Pellegrino Publicado em Demais


CENU poupa quase 50% no consumo de água e energia elétrica com retrofit da central de ar condicionado


Inaugurado em 1992, o Condomínio Edifício Nações Unidas (CENU) é um dos primeiros empreendimentos comerciais da região do Brooklin. Atualmente conta com mais de dez empresas alocadas de diversos setores, como investimentos, multinacionais e arquitetura.


O CENU contava com chillers e bombas de água gelada (BAG) com comando manual, ou seja, um operador deveria decidir em função das condições do clima a partida de um ou mais chillers e bombas. As partidas eram via chave estrela/triângulo, sem controle de pressão.

Em um prazo de três anos, o CENU substituiu a central de ar condicionado a água por uma nova a ar. Segundo Luciano Santos, gerente predial do CENU, com esse retrofit o empreendimento obteve economia variável de quase 50% no consumo de água e de energia elétrica, além de proporcionar eficiência e estabilidade na vazão de ar refrigerado para as unidades, bem como diminuir as despesas com peças de reposição e ou manutenção.

Para o controle automático dos chillers e BAGs em função da carga térmica necessária, variação de velocidade das bombas para obter o ponto ideal de operação e a consequente economia de energia e máxima eficiência do sistema, a Star Center forneceu quatro conversores de frequência da linha VLT® HVAC Basic Drive FC 101 da Danfoss com loop de controle (PID) interno para controle de pressão das BAGs.

“Com o retrofit foi implementada a automação stand alone no sistema. Instalamos conversores de frequência FC 101 da Danfoss para acionamento das bombas de água gelada e utilizamos os mesmos conversores para efetuar a automação de toda a CAG, inclusive os chillers, utilizando-os como hardware PLC. Ainda colocamos uma IHM no frontal dos painéis comunicando com os conversores”, explica Márcio Vinicius Costa, engenheiro da Star Center, responsável pela instalação.

O engenheiro destaca ainda que com a adoção dos componentes da Danfoss houve uma confiabilidade maior na operação do sistema, além de uma diminuição no consumo de energia elétrica. “O grande diferencial é a diminuição do custo de instalação do sistema, pois anulamos os hardwares PLC físicos convencionais”, finaliza Costa.

Sobre a Danfoss

A Danfoss desenvolve tecnologias que permitem ao mundo de amanhã fazer mais com menos. Atendemos às necessidades crescentes por infraestrutura, cadeia de alimentos, eficiência energética e soluções adequadas para o clima. Os nossos produtos e serviços são utilizados em áreas como refrigeração, ar condicionado, aquecimento, controle de motores e maquinário móbil. Também atuamos no segmento de energia renovável e em infraestrutura de aquecimento distrital para cidades e comunidades urbanas. A nossa engenharia inovadora começou em 1933 e hoje a Danfoss é líder mundial, empregando 24.000 funcionários e atendendo a clientes em mais de 100 países. Até hoje, somos uma empresa privada controlada pela família fundadora. Saiba mais sobre nós em www.danfoss.com.br.


Para maiores informações Clique aqui

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266