Facebook
Busca
Notícias
SP tem calor no fim de semana e virada do tempo no feriado

Veja mais...

Sobe para 21 o número de mortes provocadas por onda de calor no Canadá

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

Cuidados simples podem evitar que o ar condicionado do seu carro te deixe na mão


Data: 24-01-2017



Foto: Ar condicionado digital da Chevrolet S10 permite uma regulagem precisa da temperatura
Foto: Divulgação


Fabio Perrotta Jr.


Mês de janeiro, verão bombando e a temperatura beirando os 45 graus. Você entra no seu carro em busca de refresco, liga o ar-condicionado e... ele não funciona! Dá para passar mal só de imaginar aquele trânsito quilométrico com os vidros abertos e o bafo quente entrando no carro.
Procedimentos simples podem evitar essa dor de cabeça. Veja algumas dicas ter seu ar-condicionado funcionando quando você mais precisa dele.
- O gás do ar-condicionado não tem prazo de validade: dura toda a vida útil do carro e não precisa ser completado. Isso só deve ser feito em caso de vazamento no sistema.
- Não deixe de ligar o ar mesmo em épocas mais frias. É recomendado que esse procedimento seja feito pelo menos uma vez por semana para fazer circular o gás e o óleo. Isso garante a lubrificação do sistema e evita o ressecamento das mangueiras. Dez minutinhos são suficientes.
- Caso o óleo ou gás comecem a vazar, a perda de eficiência do sistema é perceptível. Encaminhe o carro a uma loja especializada para descobrir aonde está o vazamento e resolvê-lo. Nesse caso, a reposição do gás é necessária e deve ser feita de acordo com o indicado no manual do proprietário.
- O filtro de ar tem nome auto-explicativo e seu prazo de troca varia de acordo com o uso do carro. Se o veículo é usado esporadicamente, a troca demora mais. Caso o carro seja usado diariamente e pegue muito engarrafamento, a substituição precisa ser mais constante. Cheque a cada 10 mil quilômetros e veja a necessidade, de acordo com o nível de sujeira do filtro.
- O pinga-pinga de água debaixo de carros com o ar-condicionado ligado é normal. Isso se deve ao fato do sistema ter um respiro que expulsa para fora do veículo a umidade resultante da troca térmica interna - tem a mesma função daquela mangueira do ar-condicionado da sua casa.


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/carros-e-motos/cuidados-simples-podem-evitar-que-ar-condicionado-do-seu-carro-te-deixe-na-mao-20814032.html#ixzz4Wh7lQ02n


Para maiores informações Clique aqui

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266