Facebook
Busca
Notícias
SP tem calor no fim de semana e virada do tempo no feriado

Veja mais...

Sobe para 21 o número de mortes provocadas por onda de calor no Canadá

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

MP pede apuração em contratos para conserto de ar-condicionado do HBDF


Data: 26-02-2017



DA REDAÇÃO 24/01/2017 21:27 , ATUALIZADO EM 24/01/2017 22:05



Pedido foi protocolado depois que o aparelho da unidade apresentou problemas no último dia 4 de janeiro

O Ministério Público de Contas do DF (MPC-DF) ofereceu representação pedindo que o Tribunal de Contas do DF (TCDF) apure suspeita de desrespeito à lei de licitações em contratos de manutenção de ar-condicionado no Hospital de Base do DF. O pedido foi protocolado depois que o aparelho instalado na unidade parou de funcionar no último dia 4, causando o cancelamento de cirurgias.

De acordo com o MPC-DF, o último contrato regular celebrado por licitação para a manutenção do ar-condicionado do HBDF foi firmado em 2008 e teve fim em 2014. A partir daí, segundo os procuradores, a prestação de serviços tem ocorrido sem contrato ou por meio de acordos emergenciais sucessivos.

Desde 2013, no entanto, existe um processo para a elaboração de um “Projeto Básico e Orçamento de Operação, Manutenção Preventiva e Corretiva dos Equipamentos de Ar-Condicionado do HBDF”. Segundo o MPC-DF, a licitação foi feita, mas o contrato ainda não foi fechado. Em 2016, pelo menos dois outros processos foram autuados, com o mesmo objeto, mas, igualmente, sem conclusão.
O MP de Contas também quer saber se a Secretaria de Saúde tem obedecido as normas vigentes quanto à climatização de ambientes em unidades hospitalares, além do controle de infecções e do conforto ambiental para os servidores que atuam nessas áreas.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), “a norma não obriga a instalação de aparelhos de ar-condicionado, mas determina parâmetros para que a climatização do ambiente não se torne uma fonte de problemas ou de contaminação”.

Problemas no HBDF
A falha no ar-condicionado do Hospital de Base do DF foi verificada no dia 4 de janeiro e atingiu principalmente as alas de traumatologia e coronariana da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade de saúde. Por conta do calor, as janelas do setor tiveram de ficar abertas e até soro fisiológico foi utilizado para esfriar o corpo dos pacientes.

Após o ocorrido, o MPC-DF pediu explicações à Secretaria de Saúde (SES-DF). A pasta afirmou que o problema foi causado por um pico de energia decorrente de descargas elétricas e que a situação comprometeu dois compressores responsáveis pela climatização. (Com informações do MPC-DF)

fonte: METRÓPOLES - http://www.metropoles.com/


Para maiores informações Clique aqui

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266