Facebook
Busca
Notícias
Incêndio atinge prédio comercial na Zona Oeste de SP

Veja mais...

Primeiros Resultados da Nova Lei do PMOC

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

Por que é tão difícil dormir em noites quentes?


Data: 27-01-2017

Quando está muito quente, o organismo precisa trabalhar para manter a temperatura interna. Isso faz o corpo suar e causa um desconforto que atrapalha o sono

Por Da redação access_time 24 jan 2017, 15h52
Fonte: Veja.com


Há quem ame e quem odeie o verão. Mas mesmo os amantes da estação tendem a concordar que é difícil adormecer e ter um sono de qualidade em noites muito quentes – a menos que você tenha um ar condicionado. Geralmente, a manhã seguinte a uma noite de verão sufocante se reflete em um despertar não muito agradável. Você acorda meio grogue, cansado, irritado, quase como se estivesse de ressaca. Mas, por que isso acontece?

De acordo com o especialista em sono David Hillman, em entrevista à emissora de rádio australiana ABC Radio Sydney, quando a temperatura externa supera os 24ºC nós ultrapassamos a chamada zona termoneutra – quando a temperatura interna do corpo está em equilíbrio com a temperatura externa.

Nossa temperatura corporal média é de 37ºC e o corpo consegue mantê-la de forma confortável quando a temperatura externa está em 24ºC. Porém, em um clima mais quente, o corpo começa a se sentir desconfortável e precisa trabalhar mais para manter essa autorregulação interna. Isso faz com que os vasos sanguíneos perto da superfície do corpo dilatem, o que, por sua vez, aumenta a quantidade de suor, necessário para manter a temperatura corporal baixa.

“Então, mesmo quando você está deitado na cama dormindo, seu corpo está produzindo energia equivalente a uma lâmpada de 100 watts e essa temperatura extra precisa ser eliminada. Se seu corpo considera alguma coisa ameaçadora [como o aumento da temperatura externa], ele irá despertá-lo. Se o sono é interrompido o suficiente para te colocar em um estado de sono-restrito, as coisas não funcionam tão bem.”, explicou Hillman, que também é presidente da Sleep Health Foundation.

A falta de sono leva a problemas de raciocínio e alterações de humor.

Dicas para uma noite mais agradável

Se a superfície do corpo não puder ser resfriada, a temperatura interna também irá subir e há a possibilidade até de surgir uma febre. Por isso, é importante tentar resfriar seu corpo durante a noite. Algumas dicas para facilitar esse processo e ter um sono mais tranquilo:

Colocar um balde de água ao lado da cama e molhar regularmente uma toalha durante a noite
Preferir roupa de cama e pijamas de algodão
Ter um ventilador
Dê espaço a seu parceiro. Se você dorme acompanhado, o ideal, nessas noites, é que cada um se mantenha do seu lado da cama. Segundo Hillman, “uma noite quente não é um momento para dormir de conchinha”.


Para maiores informações Clique aqui

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266