Facebook
Busca
Notícias
Incêndio atinge prédio comercial na Zona Oeste de SP

Veja mais...

Primeiros Resultados da Nova Lei do PMOC

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

Seis dicas imperdíveis para se dormir melhor


Data: 19-06-2017



- Foto: divulgação

Dormir é parte essencial para uma vida saudável e equilibrada. Um adulto precisa de seis a oito horas diárias de sono, caso contrário, se torna impossível conciliar trabalho, estudos, lazer e tarefas do cotidiano de maneira produtiva.

Para garantir noites tranquilas e um sono de qualidade, separamos algumas dicas que poderão ajudá-lo a dormir melhor. Lembrando que, para resolver problemas como insônia e ansiedade em excesso, o mais indicado é procurar o auxílio de um profissional de saúde.

1 - Decoração do quarto
Criar um ambiente acolhedor que transmita segurança, conforto e familiaridade pode fazer toda a diferença para a sua noite de sono. A decoração do quarto é um fator importante para ajudar adultos, crianças e até mesmo bebês a dormirem melhor.

A dica é apostar em cores neutras para paredes, roupas de cama e objetos decorativos. O tom pastel e a cor clara podem contribuir para acalmar a mente e permitir que o cérebro relaxe após um longo dia, enquanto cores muito vibrantes e o excesso de informação na decoração podem causar o efeito inverso.

A decoração ideal para o quarto pode refletir os gostos e a personalidade do dono do aposento, mas a principal regra é que ela contribua para criar um ambiente aconchegante e tranquilo.

2 - Conforto térmico
Sentir frio ou calor em excesso pode acabar com o sono de qualquer pessoa. Por isso, é importante tomar cuidado com o conforto térmico do quarto. No inverno, as janelas devem ser bem fechadas. Deixe sempre uma manta ou cobertor extra por perto, caso a temperatura diminua durante a noite.

No verão, é melhor apostar no ar-condicionado. Alguns desses aparelhos, além de fazer menos ruído que os ventiladores, possuem a função de umidificar o ar, evitando que o ambiente fique muito seco e prejudique as funções respiratórias.

3 - Iluminação
Existem alguns truques básicos de iluminação para ter uma noite de sono mais tranquila. O ideal é deixar o ambiente totalmente escuro ao ir se deitar ou, ao menos, evitar luzes diretas sobre os olhos.

As janelas podem ser vedadas com cortinas ou persianas, porém, deixar uma pequena fresta para que a luz do sol possa adentrar quando amanhecer pode ajudá-lo a despertar melhor – afinal, seu cérebro e seu corpo entenderão que um novo dia já começou.

4 - Cuidados com o colchão
Escolher o colchão mais apropriado para você é muito importante, assim como cuidar da manutenção dele. Ele deve ser limpo periodicamente para evitar o acúmulo de poeira e ácaros. Quando possível, deixá-lo tomar um pouco de ar é importante.

Também é indispensável ficar atento à data de validade dos colchões e travesseiros, trocando-os por novos sempre que necessário.

5 - Alimentação
Evite comer logo antes de ir para a cama, pois pode provocar indigestão e até mesmo pesadelos. No jantar, invista em alimentos leves e procure se manter o mais distante possível de bebidas estimulantes, como refrigerante, café ou chá verde, antes de ir se deitar. Caso contrário, poderá ter insônia.

Para uma noite de sono tranquila, uma xícara de chá de camomila ou um copo de leite quente podem ajudar o corpo a relaxar.

6 - Silêncio
Desligue a TV e coloque o celular no silencioso, pois os ruídos poderão acordá-lo durante a noite e interferir na qualidade do seu sono. Se tiver problemas como vizinhança barulhenta ou carros passando na rua, pode ser uma boa ideia apostar em protetores de ouvido.

Caso precise de ruídos brandos para conseguir pegar no sono, existem aplicativos de celular próprios para essa função, emitindo sons de fundo que ajudam a acalmar a mente, criando um ambiente propício para uma boa noite de sono.


FONTE: http://jeonline.com.br/noticia/11167/seis-dicas-imperdiveis-para-se-dormir-melhor


Para maiores informações Clique aqui

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266