Facebook
Busca
Notícias
Incêndio atinge prédio comercial na Zona Oeste de SP

Veja mais...

Primeiros Resultados da Nova Lei do PMOC

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

Qualindoor realiza palestra no Instituto de Engenharia


Data: 07-12-2017



Qualindoor realiza palestra no Instituto de Engenharia

No dia 06 de dezembro, o Qualindoor – Departamento Nacional de Qualidade do Ar de Interiores da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento representado pelo eng. Leonardo Cozac ministrou a palestra “Qualidade do ar e a responsabilidade do engenheiro” no Instituto de Engenharia de São Paulo. Cerca de 12 profissionais da área estiveram reunidos para atualização e troca de informações sobre qualidade do ar de ambientes.

Para o eng, Leonardo Cozac, “A oportunidade de falar para profissionais de engenharia sobre a importância da boa qualidade do ar é gratificante. Conceitos de qualidade do ar interno são multidisciplinares e o engenheiro tem papel fundamental na garantia e preservação da saúde da população em ambientes internos.”

Qualidade do ar interior é um termo que descreve as características físicas, características químicas e constituintes atmosféricos do ar em edifícios, com especial preocupação no impacto causado para a saúde e o conforto dos ocupantes.

Na programação do curso, o palestrante destacou o tema qualidade do ar climatizados em ambientes fechados, legislações vigentes no setor como a NBR 16401, a RE 09 da Anvisa, além Portaria 3523/MS que define os seguintes objetivos: padrões de manutenção e limpeza de ar condicionado; responsável técnico legal pelo sistema de Ar Condicionado - Engenheiro Mecânico; Elaboração do PMOC – Plano de Controle de Manutenção e Operação; Desenhos e projetos do sistema de ar condicionado;

Destaque para o Artigo 5º Alínea A da Portaria que diz: “Manter limpos os componentes de climatização tais como: bandejas, serpentinas, umidificador, ventiladores e dutos de forma evitar a difusão e multiplicação de agentes nocivos à saúde humana e manter a boa qualidade do ar”.

Ainda durante a palestra, destacou pontos importante relacionado a doenças como a Legionella, novas tecnologias, entre outros assuntos.


Momento Comunicação – Assessoria de imprensa – Abrava


Para maiores informações envie um e-mail para michelle.souza@abrava.com.br.



Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266