Facebook
Busca
Notícias
SP tem calor no fim de semana e virada do tempo no feriado

Veja mais...

Sobe para 21 o número de mortes provocadas por onda de calor no Canadá

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

Entenda a importância da lei da manutenção do ar-condicionado para sua saúde


Data: 11-01-2018

Quinta, 11 Janeiro 2018 16:53 Escrito por Aline Prado Publicado em Saúde



Segundo especialista, limpeza adequada do aparelho reduz chances de doenças respiratórias e alérgicas

Com a chegada do verão o uso do ar-condicionado se torna essencial para amenizar os desconfortos causados pelas temperaturas excessivamente elevadas e deixar o ambiente mais agradável. Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados com a manutenção e limpeza desse aparelho para que seu uso não cause danos a saúde, tais como: conjuntivite, bronquite e rinite, além de outras enfermidades de ordem alérgica e respiratória.

Recentemente, foi sancionada a lei que obriga todos os edifícios, públicos ou privados, a fazerem a manutenção de seus sistemas de ar condicionado. O objetivo de medida é garantir a boa qualidade do ar interior, levando em conta os padrões de temperatura, umidade, velocidade, taxa de renovação e grau de pureza.

Segundo o otorrinolaringologista da Clínica Dolci em São Paulo e professor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Dr. Ricardo Landini Lutaif Dolci, o grande perigo do ar-condicionado são os fungos, as bactérias e os ácaros que se acumulam nos ductos do aparelho e se proliferam no ar, logo a limpeza do filtro do aparelho é extremamente importante e deve ser feita com frequência conforme a utilização, tamanho do espaço e principalmente poluentes da região.

“A manutenção quando não realizada adequadamente pode ocasionar ressecamento e irritação das vias áreas e, com isso, proporcionar o que chamamos de “síndrome do edifício doente”, na qual, as infecções respiratórias são propagadas entre colegas de trabalho por causa do ar contaminado”, finaliza o especialista.


Para maiores informações Clique aqui

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266