Facebook
Busca
Notícias
Incêndio atinge prédio comercial na Zona Oeste de SP

Veja mais...

Primeiros Resultados da Nova Lei do PMOC

Veja mais...

Guia para Inspeção
Área Restrita
E-mail:   Senha:  

DNPC-ABRAVA realiza curso sobre a nova NBR 16401 e a qualidade do ar


Data: 19-05-2018

Evento acontece em 24 de maio e revela as alterações da norma que entra em vigor no fim deste mês.
Qualidade do ar é um assunto de extrema importância para a saúde humana. É por isso que órgãos reguladores ligados ao setor de refrigeração, ar-condicionado, ventilação e aquecimento (HVAC-R) estão sempre atentos para promover melhorias em suas normas. A proposta é atender aos requisitos de qualidade do ar e garantir saúde e segurança a quem se encontra em um ambiente climatizado. Isso motivou a reformulação da norma NBR 16401, da ABNT, que está em fase conclusiva.

Conscientes da importância da divulgação dessa norma e das melhores práticas para sua aplicação, o DNPC – Departamento Nacional de Empresas Projetistas e Consultores, da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento, organizou um curso que ocorrerá no dia 24 de maio. O foco é fomentar o conhecimento nos engenheiros projetistas e consultores do setor, prezando pela qualidade nas práticas e resultados de projetos para ambientes climatizados.

A última revisão da norma ocorreu em 2008. De lá para cá, muita coisa mudou tanto em pesquisas e tecnologias quanto em condições de ar nas grandes metrópoles. As normas atuais foram feitas atendendo a um cenário de emissão de poluentes que já não reflete a realidade. Há 10 anos, indicadores de CO2 (dióxido de carbono) emitidos no ar eram de 300 partes por milhão. Hoje esse número já é 400, chegando a 800 em locais mais poluídos.

O DNPC, sendo responsável por tudo que tange à projetos de sistemas de climatização, tem como ideal levar esse conhecimento aos profissionais do setor para que as boas práticas se tornem realidade aplicada no cotidiano dos projetos. “Foi o comportamento humano e o aumento da emissão de gases que fez necessária a atualização, sobretudo dos profissionais que projetam os sistemas de ar. Os equipamentos evoluíram e é preciso que se ensine o que está vigente, que se discuta o assunto e que as mudanças sejam aplicadas”, conta o Eng. Mário Sérgio de Almeida, Presidente do DNPC.

O conteúdo programático envolverá “Metodologia de Cálculo de Renovação de Ar Externo”, ministrada pelo Eng. Mário Sérgio de Almeida, e “Selecionamento de Filtros de Ar pela Nova NBR 16.401”, parte ministrada pelo Eng. Willi Hoffman. Um dos destaques do curtos será a terceira parte da NBR, que tange a metodologia de cálculo de ar exterior para qualidade do ar interior. “É importante salientar também que a classificação e seleção de filtros foi radicalmente alterada e exigirá dos profissionais atenção nas especificações técnicas”, complementa Almeida. “São alterações que afetam diretamente a qualidade de quem usufrui dos projetos, mas antes disso, de quem realiza os mesmos”.

O curso ocorrerá em 24 de maio e irá das 13h30 às 17h30, no auditório da ABRAVA, na Av. Rio Branco, 1492, Campos Elísios, São Paulo. Mais informações em: https://www.sympla.com.br/qualidade-do-ar-conforme-a-nbr-16401__276384


Para maiores informações Clique aqui

Os conteúdos das matérias não refletem necessariamente a opinião do Qualindoor.




Voltar
ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Qualindoor - Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interno

    Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP, CEP 01206-001, Fone (11) 3361 7266